Como fazer para trancar a faculdade; veja procedimentos necessários

Você está pensando em trancar a faculdade? Saiba que existe todo um protocolo a ser seguido caso seja mesmo essa sua decisão. Isso porque trancar a faculdade não é a mesma coisa que abandonar. Veja as diferenças.

Abandonar a faculdade implica em deixar de frequentar as aulas, sem comunicar à direção do curso que você não quer mais frequentar a instituição. Isso pode acarretar em complicações para você, pois você perde a sua vaga e, caso queira voltar novamente, terá que se submeter a outro processo de seleção, além de cursar todas as disciplinas novamente.

Como é para trancar o curso em faculdade

Já se você decide trancar, o processo é outro. Trancar a faculdade significa que você se dirige à instituição e comunica a sua decisão de deixar por um tempo de estudar nela. Isso facilita as coisas caso você queira voltar posteriormente, pois sua vaga será guardada e o melhor: você pode continuar de onde parou.

Entretanto, cada instituição tem as suas regras. Algumas especificam um valor para que sua vaga seja mantida, outras especificam um tempo máximo no qual essa vaga poderá ser guardada e durante quanto tempo seu vínculo será preservado.

Como fazer para trancar a faculdade

Foto: Reprodução Portal EBC/adriencl/Creative Commons

Por isso, antes de iniciar qualquer curso você precisa saber bem todas as regras da instituição para evitar grandes contratempos no futuro. Você também pode procurar o Código de Defesa do Consumidor, caso ache que está havendo abuso por parte da instituição.

Caso você decida sair no meio do ano, existem algumas coisas que você pode solicitar. Uma delas é o ressarcimento do valor da matrícula, caso ela integre a anuidade pode ser que você tenha direito a alguma restituição. Caso isso seja possível, deverá está determinado no contrato. Por isso, é bom lê-lo com atenção.

Caso você tenha pago alguma anuidade, estude a possibilidade de receber parte dela se você realmente trancar o seu curso antes do ano letivo acabar. Uma dica importante é: não se intimide com ameaças por parte das instituições de ensino superior, pois elas não podem passar por cima da Lei e você deve exigir que seus direitos sejam respeitados.

Importante saber!

Depois de conseguir se desvencilhar, a faculdade precisa deixar bem claro quais são os requisitos para a reabertura da matrícula caso você queira voltar em uma situação posterior. Também é importante tirar todas as dúvidas em casos de desistência total, prazos e até mesmo transferência para outra entidade. Documente tudo para que as coisas fiquem bem amarradas e não acarrete prejuízos para você em outras ocasiões.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.