,

Como fazer texto para blog

Quem deseja ingressar nesse tipo de meio de comunicação precisa aprender como fazer um texto para blog

Emergidos no início dos anos 2000, os weblogs, popularmente conhecidos como blogs, até hoje são uma plataforma muito popular. Isso se deve porque eles foram criados com o objetivo inicial de funcionar como um diário online mas, com o passar do tempo, ganhou outras funções.

Por ser uma plataforma mais simples do que os sites e por poder ser utilizada gratuitamente, muitas pessoas se interessam e passam a criar seus próprios blogs.

Levando em consideração que a principal ferramenta de comunicação utilizada dentro dos blogs são os textos, quem deseja ingressar nesse tipo de meio precisa se habituar e aprender como fazer um texto para blog.

Fazendo texto para blog

Além de ainda serem utilizados como diário online, os blogs também servem como um espaço que promove a comunicação entre pessoas em comum.

Quem deseja ingressar nesse tipo de meio de comunicação precisa aprender como fazer um texto para blog

É importante adequar a linguagem dos seus textos para o público-alvo do blog (Foto: depositphotos)

A plataforma também vem sendo usada para divulgar produtos e serviços, além de ser uma plataforma amplamente utilizada por comunicadores independentes que buscam criar seu próprio conteúdo sem depender das “gigantes da informação”.

Apesar de ser uma plataforma “aberta”, é de se esperar que hajam alguns padrões de texto para esse meio.

Linguagem e público alvo

Não adianta escrever um texto completamente formal se o seu público alvo for de jovens. É importante conhecer o seu público, para levar a informação da maneira mais clara e efetiva para a audiência.

Veja tambémFerramenta do Google auxilia professores e alunos

Uma boa maneira de desenvolver a sua própria linguagem textual para blog é imaginando que você está conversando oralmente com o seu público-alvo.

Qual tom você usaria durante da conversação? Um tom mais brincalhão ou sério? Intimo ou superficial?

Além do que foi dito acima, também é importante entender que apesar da internet ser um lugar livre quando se trata de linguagem, é importante seguir as regras do português.

SEO

Abreviatura para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca, em tradução livre), SEO nada mais é do que uma série de estratégias que buscam potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de mecanismos de busca.

Veja também: Para que serve um blog?

Entre as estratégias para ranquear os sites estão: definir metas, uso tags e de palavras-chave no decorrer do texto, linkagem interna e externa, otimização de conteúdo e padrão de quantidade de caracteres dos textos.

Na internet, é possível encontrar diversos artigos sobre o tema e até cursos gratuitos e, para quem pode investir, consultoria com especialistas.

Mas cuidado, não faça um texto apenas pensando na otimização, afinal de contas, o texto é feito para pessoas lerem, então não repita as palavras-chave demais ou encha o artigo com links.

Apesar de ser importante otimizar as postagens, elas precisam seguir uma estética que não torne o texto “chato” de ser lido.

Veja também: Como escrever a saudação final de um email