Como formatar e instalar o Windows 10. Confira o passo a passo

Você sabe como formatar seu computador e atualizar a sua versão do Windows para a última versão, a 10? Descubra como fazer isso. O passo a passo foi compartilhado pelo PH Tutorial no You Tube e você confere agora.

Passo 1 – Inicialmente você deve salvar todos os seus arquivos para não os perder em um HD externo ou pendrive. Isso se chama backup.

Passo 2 – Você deve ter um pendrive para instalar um programa da Microsoft chamado Media Creation Tool, que é fundamental para a instalação do Windows 10. Ele está disponível no próprio site da Microsoft gratuitamente.

Passo 3 – Você deve instalar esse executável Media Creation Tool.

Como formatar e instalar o Windows 10. Confira o passo a passo

Foto: depositphotos

Passo 4 – Assim que você clicar nesse executável, você vai escolher as propriedades do Windows 10: idioma, versão e a arquitetura (32 ou 64 bits).

Passo 5 – A próxima etapa é escolher a mídia onde vai ser gravado o Windows 10. Prefira um pendrive que é mais prático. Você clica na opção: Unidade Flash UBS. Conecte o seu pendrive e clique em avançar.

Passo 6 – Você precisa ter internet e esperar a conclusão do processo que é todo automático. Isso poderá levar alguns minutos.

Passo 7 – Acesse a placa mãe do seu computador. Se sua versão do Windows for menor que 7, você deve colocar seu computador para reiniciar e quando estiver acontecendo isso você deve apertar continuamente F2 ou ESC ou F12 ou F10 ou F8. Vai aparecer uma tela toda preta ou azul.

Passo 8 – Se você já tem o Windows 10 e quer formatá-lo, o caminho é diferente. Você deve ir no menu iniciar, acessar Configurações, Atualização e Segurança e clique em Recuperação e depois em Reinicialização Avançada e clique em Solução de Problemas, Opções Avançadas e clica em Configuração de Firma e Reiniciar.

Passo 9 – A partir daí você define o Boot. Se você estiver com o Pendrive, você escolhe a opção USB HDU. Você clica F6 e coloca essa opção como a primeira.

Passo 10 – Escolha a opção da direita Exit e Exit Saving Changes. Clique em Yes e espere realizar o salvamento.

Passo 11 – Escolha o idioma, o formato da hora e o teclado e clique em avançar e instalar agora.

Passo 12 – Pede o serial, você clica em ignorar. Em seguida, você aceita os Termos de Licença. E clica em Avançar.

Passo 13 – O próximo passo você clica em instalação Personalizada. E pode dividir o HD em diversas pastas. Apague a Partição Primária por meio do botão Formatar e avança. Depois começa a instalação do Windows e ele vai reiniciar sozinho.

Passo 14 – Quando ele reiniciar você precisa inserir uma chave que o Windows vai te fornecer.

Passo 15 – Os próximos passos você vai escolher as opções de fábrica e ele vai pedir uma conta de usuário e senha. Você não precisa de senha, só se quiser e clica em Avançar.

Passo 16 – A partir desse período, seu computador já estará com o Windows 10 instalado e com a formatação concluída.

Passo 17 – Depois de feita as atualizações você só precisará tirar o Pendrive da ordem primária. E segue os passos 8, 9 e colocar a opção Windows Boot Maneger como primeira opção clicando em F6. Cumpra a orientação do Passo 10 e finaliza todo o processo.

 

Assista ao vídeo da TH Tutoriais na íntegra:

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.