Como instalar o Whatsapp no celular?

Descubra como instalar o Whatsapp no celular e aproveitar tudo o que essa rede social oferece. O WhatsApp é utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas em 180 países. Ele é um aplicativo para ser usado no celular, com extensão para o computador. Seu download é grátis e o celular precisa ser do modelo smartphone.

Ele nasceu da parceria entre Jan Koum e Brian Acton que usaram toda a expertise acumulada em 20 anos de Yahoo para criar uma ferramenta de mensagens rápidas e diretas. Assim nasceu o WhatsApp em 2014.

De acordo com o site oficial, “o WhatsApp começou como uma alternativa ao sistema de SMS, e agora oferece suporte ao envio e recebimento de uma variedade de arquivos de mídia: fotos, vídeos, documentos, compartilhamento de localização e também textos e chamadas de voz”.

Instalar WhatsApp é grátis?

Sim. Você só precisa ter um celular com sistema Android, iOS ou Windows Phone. A instalação do WhatsApp é totalmente gratuita, você não paga nada para o desenvolvedor. O que você precisa ter é um celular conectado à internet.

Caso você esteja usando seu pacote de dados, o fato de fazer download vai gerar alguns custos, mas não pelo aplicativo, mas sim pelo uso da internet.

Para instalar o Whatsapp no celular é preciso ter um smartphone com acesso a internet

O aplicativo é gratuito em todas as suas versões (Foto: depositphotos)

Como baixar WhatsApp?

Para fazer a instalação do WhatsApp no seu telefone é bem simples. O primeiro passo é ter uma conexão de internet estável e seguro. Depois, é só acessar a loja de aplicativos do seu telefone e acessar o App. Para Android, busque por WhatsApp no aplicativo da Play Store e toque em instalar. Para iPhone, busque por WhatsApp no aplicativo da App Store. Já para Windows Phone, busque por WhatsApp no aplicativo da Microsoft Store.

Depois é só aceitar os termos e condições e esperar que a instalação seja concluída. Em seguida, é hora de clicar em “abrir” e aceitar outros termos do aplicativo.

Nesse momento, você tem que inserir o número do seu telefone, pois o WhatsApp funciona de acordo com o número da sua linha e não no aparelho. Desta forma é possível você migrar de aparelho ou até mesmo de linha telefônica, mas o seu WhatsApp continuará o mesmo.

Veja também: Stories: Como usar o WhatsApp Status. Aprenda sem mistério

Feito isso, a sua linha telefônica receberá um SMS com um código para ser colocado no WhatsApp. A partir daí, seu aplicativo de mensagens instantâneas estará ativo.

Não consigo instalar o WhatsApp: o que fazer?

Se você não consegue instalar o WhatsApp pode ser que algum problema esteja tornando a ação incompatível. Na maioria das vezes, o problema é simplesmente uma conexão ruim que não consegue concluir o download. Em outras, é insuficiência de memória, que também impede a instalação do App.

Os principais são sistemas operacionais que não suportam mais o App, tais como: Versões de Android anteriores a 2.3.3, Windows Phone 8.0 e anteriores, iPhone 3GS/iOS 6, Nokia Symbian S60 e BlackBerry OS e BlackBerry 10. Nesses casos, a solução é comprar outros aparelhos com sistemas mais modernos.

Outras versões também estão com seus dias contados. Você já não pode mais criar novas contas, mas sim utilizar o aplicativo com prazo de uso determinado. São esses: Nokia S40 após o dia 31 de dezembro de 2018, Versões de Android 2.3.7 e anteriores até o dia 1 de fevereiro de 2020 e iOS 7 e anterior até o dia 1 de fevereiro de 2020.

O WhatsApp é seguro?

De acordo com a página oficial do App, as “mensagens e ligações estão protegidas com criptografia de ponta a ponta, o que significa que terceiros, incluindo o WhatsApp, não podem lê-las ou ouvi-las”.

Em casos de perda ou roubo do seu telefone celular cujo aplicativo esteja instalado, a primeira recomendação é que você bloqueie o seu chip. Em seguida, você pode continuar com o mesmo número de telefone para ativar o WhatsApp, pois automaticamente a outra conta será desativada.

Como usar WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta incrível para manter a comunicação entre as pessoas. Você pode trocar mensagens com pessoas que também tenham o app instalado no celular. De maneira rápida e segura, desde de que você tenha conexão de internet segura.

Veja tambémAplicativos disponíveis que são uma alternativa ao WhatsApp

O Whatsapp é um aplicativo de troca de mensagens e mídias para celular

As mensagens são criptografadas, o que aumenta a segurança e privacidade do usuário (Foto: depositphotos)

Você também pode criar diferentes grupos para trocar uma mesma mensagem com todos. Geralmente, depois de instalar o Whatsapp no celular, as pessoas passam a participar de grupos com amigos e familiares.

O limite para o tamanho de cada agrupo é de 256 pessoas cada. Esses grupos oferecem configurações exclusivas como nome, foto e estilo de notificações.

Se você quiser, pode estender o uso do WhatsApp para seu desktop. Desta forma, você vai sincronizar as conversas que manteve no aparelho celular também no computador. Esse recurso só funciona se o seu aparelho móvel estiver conectado, carregado e fizer a leitura do QR Code que aparece no PC pelo endereço WhatsAppWeb.

É possível também baixar o próprio aplicativo no computador e também fazer uso dele.

Uma forma de usar WhatsApp, além de por mensagens, é realizar chamadas de voz e vídeo utilizando apenas a sua conexão da internet, sem haver cobrança na sua linha telefônica, exceto pelo consumo de dados.

As fotos, mensagem de voz e documentos também podem ser compartilhados facilmente pelo aplicativo WhatsApp.

Como instalar o WhatsApp Business no celular?

Para instalar o WhatsApp Business é praticamente o mesmo passo a passo do aplicativo comum para pessoas físicas. O download é gratuito e a ideia é facilitar a interação com clientes automatizando, classificando e respondendo rapidamente às mensagens.

Algumas ferramentas tornam esse trabalho mais leve, como a utilização de etiquetas para classificar clientes, o agendamento de mensagens automáticas e respostas padronizadas, o que facilita bastante o atendimento quando o fluxo de mensagens é grande.

Veja também: WhatsApp tem mudado para melhor a relação escola/aluno

Outra vantagem de instalar o WhatsApp Business é que ele coleta e fornece dados atualizados do impacto que suas mensagens causam nos clientes. Por exemplo, você poderá descobrir o percentual de mensagem que foram enviadas e lidas pelos respectivos destinatários. Uma forma incrível de saber se a sua abordagem está alcançando o seu público.

Baixar WhatsApp para Android, iOS e Windows Phone

Para baixar o WhatsApp você precisa de conexão de internet e um número que ainda não tenha cadastro no aplicativo. Depois disso, é só clicar nos seguintes links para download:

Android

https://www.whatsapp.com/android/

Iphone

https://www.whatsapp.com/appstore/

Windows Phone

https://www.whatsapp.com/wp/

Mac/PC

https://www.whatsapp.com/download/

Nokia

https://www.whatsapp.com/nokia/

Veja tambémEntenda o porquê da Justiça brasileira viver bloqueando o WhatsApp

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.