Como memorizar textos com facilidade

Quem nunca ficou com a mente em branco durante uma avaliação ou apresentação de trabalho que atire a primeira pedra! Apesar de ser algo difícil de se aprender a lidar, a memória não é um bicho de sete cabeças. Com as orientações corretas, ela pode ser dominada.

Vez ou outra, aparecem na mídia pessoas com a capacidade de memorizar de tudo, até mesmo textos extensos, o que gera uma série de questionamentos para alguns.

Será que existem fatores biológicos ou até algum talento para que algumas pessoas tenham uma mente poderosa? Alguém com a memória fraca pode desenvolvê-la até ser um expert memorização?

Aprenda a memorizar textos facilmente

Para se ter uma memorização excepcional, é preciso manter a mente saudável

Alguns exercícios podem ser feitos para melhorar a memorização (Foto: depositphotos)

Para se ter uma boa memória, primeiro é preciso entender que ela esta guardada em nossa mente. E para se ter uma memorização excepcional, é preciso manter a mente saudável.

Já ouviu aquele ditado, “corpo são, mente sã”? Talvez ele faça mais sentido do que parece de um ponto de vista superficial. Já parou para prestar atenção em como você tem se alimentado? Ou quanto tempo tem dedicado a fazer atividades físicas? Esse tipo de avaliação, e a superação dos problemas indicados por ela, pode ser de grande ajuda para a sua saúde mental. 

Além do citado acima, que traz benefícios não só para a memória, também há uma série de dicas e exercícios que podem ser feitos para melhorar a memorização. 

Exercite sua memória

Você é do tipo que gosta de jogos como palavras cruzadas, sudoku, forca ou sete erros? Pode parecer apenas um passatempo para alguns, mas essas são atividades que ajudam a exercitar a nossa mente e, consequentemente, a memória.

Esse tipo de prática ajuda a manter o cérebro em atividade, o que não só ajuda a memória a ficar mais afiada, como também a prevenir e adiar problemas mentais relacionados ao envelhecimento. Aprender outros idiomas, a tocar um instrumento ou ler um livro também são opções de exercícios mentais. O importante é não ficar “parado”.

Veja tambémEstudo aponta que champanhe pode estimular a memória

Dê uma de professor

Já notou como vários professores conseguem dar aulas de horas sem precisar se guiar por qualquer material? De fato, ensinar pode ser uma poderosa técnica de memorização, já que ao mesmo tempo que as informações estão sendo dadas ao receptor, elas estão sendo revisadas e relembradas pelo emissor.

Dê uma aula sobre o que deseja memorizar para um amigo, familiar ou até mesmo uma plateia inventada, caso a ideia de falar em público lhe seja desconfortável.

Crie um esboço e divida em tópicos o texto a ser memorizado, a fim de que realmente se pareça com uma aula. Estimule a sua plateia a lhe fazer perguntas e, se possível, improvise uma lousa. Falar em alto e em bom tom também é um passo importante para reter a informação na mente.

Grave fora da memória

Uma opção viável principalmente para aqueles que têm um dia a dia corrido, é gravar em forma de áudio, aquilo que querem memorizar para ouvir posteriormente, enquanto realizam alguma outra atividade.

Veja tambémPor que algumas vezes sofremos de perda de memória?

Deixe sua mente descansar

Apesar de ser importante manter a mente ativa para uma boa memória, ela não é uma máquina que pode ser substituída. O cansaço mental pode se tornar uma bola de neve e resultar em problemas emocionais, mentais e físicos.

Dê um tempo para sua mente descansar. Saia de casa, durma bem todas as noites, pratique exercícios e se alimente bem.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.