,

Como ocorreu a morte de Hitler

Até os dias atuais não existe unanimidade a respeito da morte do líder nazista

Hitler é tido como uma das figuras mais cruéis da história contemporânea. O líder nazista foi responsável por exterminar milhares de judeus e pessoas de outras raças durante a 2ª Guerra Mundial.

O chanceler alemão mandou as vítimas para campos de concentração enquanto colocou em prática o seu plano megalomaníaco de conquistar toda a Europa.

Embora pareça loucura nos dias de hoje, Hitler conseguiu invadir diversos territórios do Velho Continente e seu exército avançou muito. Ele só sofreu baixas significativas quando os Aliados receberam apoio dos Estados Unidos, que junto com a Inglaterra e Rússia lutaram para conter o avanço do império ariano.

Teorias sobre a morte de Hitler

A morte de Hitler é cercada de mistérios, mas existe uma hipótese mais aceita

Adolf Hitler morreu em 1945, em Berlim Foto: depositphotos)

A morte de Hitler é cercada de muitas teorias e conspirações. Há até aqueles que afirmem que o ditador morreu no Brasil, depois de fugir.

Entretanto, o que a História e testemunhas oculares afirmam é que Hitler morreu em 30 de abril de 1945 em um bunker em Berlim. A teoria mais aceita é que ele cometeu suicídio por meio de um tiro na cabeça.

O desespero dele começou quando as forças soviéticas invadiram Berlim e ele percebeu que a derrota seria inevitável. De acordo com relatos, ele pediu aos médicos alemães que ensinassem a ele uma maneira infalível de tirar a própria vida.

Por isso, duas hipóteses foram mostradas. A primeira com um tiro certeiro na cabeça, e a segunda com uma dose de cianeto.

Veja também: Biografia de Adolf Hitler

Hitler é achado morto

Mas ele não morreu só. A meia noite do dia 29 de abril, Hitler oficializou a união com Eva Braun. Após a cerimônia simples e breve, ele teria ditado o seu testamento para uma secretária e se dirigido ao quarto com sua recente esposa.

Durante a madrugada, conta o relato, que ouviu-se um tiro. Ao entrarem no quarto onde Hitler e Eva repousavam, encontraram Hitler com um tiro na cabeça em uma cadeira e Eva Braun ao seu lado, também sem vida.

O cheiro forte de cianeto levou algumas pessoas a acreditarem que ela teria se envenenado. Depois disso, seus comparsas teriam descido com os corpos até o subsolo onde haveriam colocado gasolina e tocado fogo nos mesmos, mas não conseguiram que o fogo consumisse os corpos totalmente.

Restos mortais

O corpo de Eva não tinha ferimentos físicos visíveis e ela própria havia dito anteriormente para Linge que desejava ser envenenada.

Veja também: Segunda Guerra Mundial – História, causas e consequências

Quando o exército aliado chegou ao local do bunker em Berlim ainda encontrou os restos mortais de Hitler e da esposa. Não se sabe ao certo o que foi feito com eles. Entretanto, não há sepultura alguma conhecida.

A morte de Hitler pôs fim a uma era de terror e maldade, cujas atrocidades vieram à tona depois do término da 2ª Guerra Mundial.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.