Como se preparar para um concurso público

Passar em concurso público é o sonho de muita gente. Isso porque, ser concursado dá algumas garantias que outros tipos de emprego não oferecem, como estabilidade e plano de cargos e carreiras. Mas, você sabe como se preparar para passar em um concurso público? Nós vamos te ajudar!

1. Reserve um local para estudo para a prova do concurso

Para se preparar para um concurso público muita gente recorre a cursos preparatórios. Outras estudam em casa. Independente da sua situação de encaixar na primeira ou segunda opção, o mais importante é que você tenha um espaço reservado para os estudos. Não adianta improvisar em cima da cama ou sobre o sofá. A melhor forma é um ambiente livre de distrações, barulho e bem iluminado.

2. Tenha um horário exclusivo para os estudos

Depois de reservar o seu espaço físico, é hora de organizar sua agenda. Não estude em horários aleatórios. A melhor forma é ter uma hora exclusiva para a preparação para o concurso público. Estabeleça isso e avise às pessoas mais próximas que respeitem o seu cronograma. Procure agendar outros compromissos de forma a deixar sempre o seu horário de estudo intocável.

3. Use a internet em favor dos seus estudos

A internet é um mundo à parte. É possível aliar o conhecimento dos livros com fontes confiáveis disponíveis na rede. Para isso, acesse os melhores sites da internet sobre concursos. Eles possuem muito conteúdo que podem te auxiliar a se sair bem nas provas.

Como se preparar para um concurso público

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/arquivo

4. Responda a outras provas do mesmo tipo de concurso

É fundamental conhecer a metodologia que cada prova utiliza. Para conhecer a fundo, você pode responder as questões das seleções anteriores e se habituar a linguagem e aos tipos de questões abordadas para o concurso que você deseja passar.

6. Tenha horas de lazer

Se você ficar só estudando é bem possível que fique estressado (a) e não se sai bem na prova. Manter um ciclo de amizades fora das bancas de estudo é saudável e vai fazer sua mente processar melhor os conteúdos estudados.

7. Durma cedo e alimente-se bem

Manter uma vida saudável é fundamental. Por isso, os concurseiros de plantão devem dormir cedo, principalmente nos dias de prova e se alimentar bem, com alimentos leves e nutritivos.

8. Não desista de concurso

Não é fácil passar em concurso público. Porém, com esforço e dedicação é possível alcançar o seu objetivo. E uma das partes mais importantes da preparação para uma seleção de alto nível é não desistir. Não abdique do seu sonho e corra atrás das suas conquistas.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.