Como surgiu o dia mundial do meio ambiente

Ele passou a ser comemorado em 1972, em Estocolmo, na Suécia, por conta da realização a primeira Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente

De acordo com a organização WWF, uma das entidades mais respeitadas de preservação ambiental no mundo, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, serve para nos lembrar que “todos temos como contribuir para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia”.

Por isso, a entidade chama a todos para contribuírem. Tanto a iniciativa privada, deve “assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, trabalhando de dentro para fora, com adequação de suas cadeias produtivas e meios de produção, distribuição”, quanto a sociedade civil deve “conceber e aplicar soluções, realizar campanhas, mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro”.

Foi pensando nisso que o Dia Mundial do Meio Ambiente nasceu. Ele passou a ser comemorado em 1972, em Estocolmo, na Suécia, por conta da realização a primeira Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Muitas nações, como o Brasil, estenderam as comemorações e celebram a Semana do Meio Ambiente.

Como surgiu o dia mundial do meio ambiente

Foto: depositphotos

Ações para fazer no Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente que culmina com o Dia Mundial em 5 de junho, é interessante que as escolas, organizações, empresas e órgãos públicos realizem atividades para lembrar da importância da preservação ambiental. Algumas ideias podem envolver as pessoas e trazer uma certa consciência sobre o assunto. Pensando nisso, você pode desenvolver algumas atividades, como:

– Plantar mudas: essa é a mais tradicional de todas, mas é de longe a preferida. Isso porque é fácil, prática e cativa a todos: crianças e adultos. Para isso, escolha onde vai acontecer a plantação. Se for em lugares pequenos, escolha vasos, caso tenha disponível um espaço ao ar livre, desloque toda a turma e inicie a ação.

– Visitar a um rio ou represa: a água potável é uma grande preocupação mundial. Portanto, separe um dos dias da Semana do Meio Ambiente e leve as pessoas para conhecerem ou visitarem um bom reservatório de água. Não esqueça de contar com um guia ambiental para que ele explique a importância desse líquido.

– Organizar o lixo: o acúmulo de resíduos é um problema grande para o meio ambiente. Se o seu ambiente de trabalho ou escola ainda não faz a coleta seletiva de lixo, é hora de começar!