Biologia,Seres vivos

Competição: relacionamento desarmônico entre espécies

A natureza é formada por diversos ecossistemas, que podem ser definidos como os ambientes onde ocorre o relacionamento entre os diversos seres vivos e não vivos, isto é, plantas, animais, terra, água etc. Este relacionamento acopla, na biologia, vários tipos de relações entre os animais, que podem ser amistosas para ambos, boa apenas para um dos lados ou ruim para os dois.

Biologicamente falando, pode-se ter relações ecológicas interespecíficas e intraespecíficas. Neste último caso, ocorre entre seres vivos da mesma espécie. Já quando se fala em interespecíficas, são relações que envolvem mais de uma espécie. Analisando este tipo de envolvimento entre diferentes seres, a biologia explica que é possível existir correlações positivas e outras negativas.

Porém, para entender o contexto biológico como um todo é necessário compreender os assuntos de forma separada. Por esta razão, o Estudo Prático pretende focar, neste artigo, a conjuntura e condições existentes em um tipo de relação intererpecífica negativa, isto é, a competição.

Competição: relacionamento desarmônico entre espécies

Foto: depositphotos

Competição: o que é e quais exemplos existem?

Este tipo de relação envolve duas espécies de animais diferentes que disputam os mesmos recursos do ambiente. Por estarem aproveitando de uma mesmo espaço e de tudo o que determinada comunidade dispõe, elas se tornaram competidoras. Assim, trata-se de um relacionamento negativo ou desarmônico entre dois tipos de animais.

Como exemplo de competição intererpecífica, pode ser citado o seguinte caso: a relação entre a rêmora e o peixe piloto, por disputarem o alimento, ou seja, os restos de comida dos tubarões.

Outras relações intererpecíficas negativas

Além da competição intererpecífica, existem outras formas de relações negativas que envolvem não só animais, mas todos os seres vivos, são elas: