Conceito: descubra o que é e o que faz a gestão ambiental

A gestão ambiental é um tema que vem sendo discutido bem recentemente. O aquecimento do planeta, o desmatamento e a poluição cada dia mais evidentes aceleraram as discussões a respeito do tema que tem como princípio a responsabilidade de empresas, indústrias e organizações frente à preservação do meio ambiente.

De acordo com a Tera, uma empresa especializada em recebimento, monitoramento e tratamento biológico de afluentes e compostagem de resíduos orgânicos, a gestão ambiental “baliza as ações corporativas em busca do equilíbrio do homem, da indústria e do meio ambiente.  Definição importante para esses novos tempos de valorização dos empreendimentos verdes, a gestão ambiental é um conjunto de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos de uma empresa com o objetivo de obter um melhor desempenho ambiental”.

Na prática isso significa que uma gestão ambiental deve se preocupar em reduzir os impactos das atividades corporativas no planeta.

Conceito: descubra o que é e o que faz a gestão ambiental

Foto: depositphotos

Gestão Ambiental no Brasil

No Brasil, existe um conjunto de regras que regulamentam as iniciativas de gestão ambiental. É a norma ISO 140001 que tem como base os princípios abaixo enumerados:

– Conhecer o que deve ser realizado, assegurando o comprometimento com o sistema de gestão ambiental e definindo a política ambiental;
– Elaborar um plano de ação voltado ao atendimento dos requisitos da política ambiental;
– Assegurar as condições para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais e implementar as ferramentas de sustentação necessárias;
– Realizar avaliações qualitativas e quantitativas periódicas de conformidade ambiental da empresa;
– Revisar e aperfeiçoar a política ambiental, os objetivos e metas e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

Benefícios da Gestão Ambiental para o planeta

De acordo com especialistas, os benefícios de uma gestão ambiental são inúmeros. A começar com a redução de acidentes ecológicos que atualmente têm uma repercussão negativa e trazem muitos prejuízos econômicos para as empresas.

Em segundo lugar, uma gestão ambiental eficiente diminui os gastos com energia, água e recursos materiais e humanos. Além de atender a requisitos que hoje em dia são bastante valorizados por instituições financiadoras, como Governo e bancos.

Por último, mas não menos importante, está a imagem da empresa que se solidifica positivamente frente aos consumidores, fornecedores e outras entidades ligadas ao seu mercado. Em países europeus, os consumidores estão cada dia informados sobre as empresas que possuem consciência ambiental. No Brasil, a tendência já está sendo vista como um ponto primordial para as grandes organizações. Por isso, é tão importante saber o que é gestão ambiental e como agregar valor com ela.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.