,

Concurseiros Unidos é bom? Conheça e tire suas conclusões

A organização Concurseiros Unidos se envolveu em problemas com a Justiça em dezembro de 2017. Depois de anos de atuação, o site está sob suspeita de violação de direitos autorais, lavagem de dinheiro, associação criminosa e violação de consumo. Você quer saber se Concurseiros Unidos é bom? Conheça e tire suas conclusões.

O que é o Concurseiros Unidos

(Foto: Reprodução | Site Concurseiros Unidos)

Segundo a apresentação oficial no site ConcuseirosUnidos.org, eles são “o melhor e maior grupo de estudos com materiais para concursos públicos, estamos no mercado a nove anos com a melhor e mais atualizada política de disponibilização de materiais. Temos um sistema exclusivo de cronograma onde nossos clientes conseguem visualizar as aulas disponíveis e as futuras aulas a ser disponibilizadas”.

O site trabalha em parceria com a Editoras Estratégia Concursos e Ponto dos Concursos. E afirma que “não temos como objetivo o lucro, mas sim a compra coletiva dos melhores materiais para os mais diversos concursos, e assim democratizar o acesso voltado aos concursos públicos”.

Disponibilização de materiais online

Estudantes de concursos podem encontrar no Concurseiros Unidos materiais para estudo

Concurseiros Unidos é uma plataforma que coloca online conteúdos para estudantes de concursos (Foto: depositphotos)

Veja também: Como se preparar para um concurso público

Mesmo diante das suspeitas e acusações de editoras e entidades educacionais, o site do Concurseiro Unidos continua no ar e oferecendo materiais para concursos públicos. Para participar do rateio de materiais, é só cadastrar-se no site, criar uma conta pelo seu e-mail ou redes sociais.

Em seguida, o estudante tem que escolher um grupo para participar e fazer um pagamento por meio de boleto ou cartão de crédito. Depois disso, a pessoa tem acesso à aba ‘Meus materiais’.

A operação batizada de Capitão Gancho 3D, da Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon), da Polícia Civil, acredita que o Concurseiros Unidos atuava sem a autorização das instituições educacionais que detinham a propriedade exclusiva dos produtos e vendia esse conteúdo pela internet.

Grupos no Concurseiros Unidos

Grupos de participantes é a forma como funciona o Concurseiros Unidos

Plataforma do Concurseiros Unidos funciona com grupos de participantes (Foto: depositphotos)

Já o site oficial da organização explica que o processo funciona assim: você compra um material para concurso e participa de grupos onde já existem cursos disponíveis. Na aba das editoras existe um cronograma das aulas que podem ser assistidas pelos integrantes do grupo.

Caso o material ainda não esteja disponível é porque não tem a quantidade mínima de pessoas para formar o rateio. Porém, a organização afirma que “em média para cursos novos, levam entre 7 a 10 dias para realizar a formação! Temos o prazo máximo de 30 dias, caso não forme o quórum mínimo, o valor investido é devolvido, ou poderá ficar de credito em nosso site, para compras futuras como nosso cliente preferir”.

No entanto, as aulas não ficam disponíveis na plataforma todo o tempo. Por isso, “recomenda-se fazer o download de todos os materiais, as aulas ficam disponíveis na área do aluno com um prazo pré-estabelecido de 90 dias. Para cursos: Regulares, Anuais e Pré Editais, são 90 dias após a data da nossa última postagem de aula. Para curso: Pós Editais, são 90 dias após a data de realização da prova. E para cursos comprados já finalizados, são 90 dias após a data da compra”.

O material comprado fica disponível na aba ‘Meus arquivos’, em até dois dias depois de confirmado o pagamento ou se for no cartão, no mesmo dia. Já para baixar o conteúdo é só clicar nos materiais e depois do ícone do PDF e iniciar o download. Para vídeos, a ação é praticamente a mesma.

Concurseiros Unidos é bom?

Depois desse problema com a Justiça, os candidatos devem ficar atentos ao material que utiliza para seus estudos, pois o conteúdo comercializado pelo site ConcurseirosUnidos está sendo considerado ilegal.

Isso porque o conteúdo de livros, apostilas e vídeoaulas é protegido pela Lei de Direitos Autorais. A Lei 9.610/98 regula os direitos morais e patrimoniais sobre a obra autoral que se referem à asseguração de autoria da obra e determinam a sua utilização econômica.

Logo, procure ter acesso a materiais que não violem as leis em vigor e não esqueça de contar com a ajuda de amigos que já possuem materiais, conteúdos gratuitos na internet e bibliotecas públicas.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.