Verdade. Segundo o especialista, quanto mais cedo se aprende a falar o idioma, mais próximo o sotaque fica do inglês nativo. Além disso, nessa fase a capacidade de absorção é extremamente profunda, o que aumentam as chances da fluência.
Essa é uma das maiores dúvidas dos pais e mães das crianças: “se meu filho ainda está aprendendo o português, começar o inglês pode confundi-lo?”. Mas isso não passa de um grande mito. Na verdade, segundo um estudo realizado pela Kings College da Brown University, crianças de até quatro anos têm mais facilidade em aprender outra língua. “Não há risco da criança ter dificuldades em falar português por causa do ensino de inglês, pois nessa idade ela está preparada para receber estímulos diferentes ao mesmo tempo”, comenta Lucchesi.
Verdade. Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos mostra que aos dois anos de idade o cérebro atinge o pico de sua atividade, realizando 700 novas conexões por minuto. Ou seja: esse é o momento ideal para adquirir conhecimento.
Verdade. Na infância o cérebro fica muito ativo e os neurônios estão prontos para assimilar diariamente novas informações. “Os estímulos recebidos influenciam positivamente no desenvolvimento cognitivo e podem contribuir na melhora do raciocínio e no funcionamento do cérebro em geral”, afirma.
Mito. “É possível aprender dois conjuntos de normas gramaticais separadamente, pois o cérebro entende que são coisas distintas. Nessa fase, aprendemos algo novo todos os dias e nossos neurônios, em plena atividade, conseguem assimilar todas as informações”, afirma Lucchesi.