Enem

Confira o que muda na prova de redação do Enem em 2017

Por ter um grande peso na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a redação e o seu possível tema, que é especulado durante o ano por professores e alunos, tira o sono de muitos que almejam ingressar no ensino superior. Além de estar por dentro de todos os temas atuais, o estudante também precisa conhecer os padrões para se elaborar um bom texto a fim de alcançar uma boa nota.

Neste ano, a prova foi reformulada pelo Ministério da Educação (MEC) e terá as provas de Linguagens e suas Tecnologias e Humanidades e suas Tecnologias acontecendo no mesmo dia em que será aplicada a redação.

Para a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Fabiula Neubern, esse modelo dá abertura para a possibilidade de uma prova temática, já que é possível que o tema da redação esteja contido em exercícios das provas aplicadas na mesma data.

Confira o que muda na prova de redação do Enem em 2017

Foto: depositphotos

“O candidato deve ter muita atenção e de modo algum copiar os pontos que estejam nas questões da prova para compor a redação”, conta a coordenadora, que aproveita para enfatizar que o requisito continua sendo um texto dissertativo-argumentativo a partir de um determinado tema.

Dicas para uma boa redação

Quer arrebentar e fazer uma ótima redação? Confira a seguir quatro dicas dadas pela coordenadora de redação do Curso Poliedro para tirar nota MIL na prova:

Atenção na construção do tema

É necessário ter zelo no desenvolvimento do tema solicitado na prova ao longo do texto. “Em 2016, o Enem pediu caminhos, seja para o combate à intolerância religiosa, no caso da primeira aplicação, seja para o combate ao racismo, na segunda prova. A palavra combate, desta forma, foi muito importante para o candidato, representando o recorte e o foco a ser dado no texto”, indica.

Utilize seu repertório cultural

Segundo a coordenadora, é essencial que o candidato tenha um bom repertório cultural para indicar no texto autores que fundamentem e complementem a análise e o ponto de vista defendido. Esse tipo de informação é uma coisa que as redações nota mil têm em comum. “É possível iniciar uma redação trazendo um personagem da literatura ou mesmo abordando um livro, que depois se desdobra ao longo do texto, corroborando na análise que está sendo feita”, aponta.

Siga os exemplos

Se você busca tirar uma nota muito alta, ou porque não, a nota máxima, porque não ler e analisar as redações nota mil que foram publicadas na internet? “Use essas redações como um modelo, como um paradigma. Observe nelas o que foi incorporado e como foi feito para que consiga desenvolver a sua própria dissertação com bons elementos”, orienta Fabiula.

Aprenda com erros e acertos

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável por realizar o Enem, o candidato pode encontrar as competências que serão analisadas nesta prova, além do espelho da redação feita em 2016. Assim, o vestibulando pode verificar quais são os principais pontos na sua redação que precisam de melhorias e aperfeiçoamentos para alcançar uma boa nota.