Conheça a Fifa: Federação Internacional de Futebol

Segundo o site oficial da Fifa, a Federação Internacional de Futebol, a entidade reúne 211 associações relacionadas ao futebol mundial. Com sede em Zurique, na Suíça, ela nasceu em 1904 em Paris, capital da França.

Inicialmente, a instituição agregou os seguintes países: França, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Espanha, Suécia e Suíça. Curiosamente, esse grupo precursor não conseguiu a adesão do país que criou o esporte: a Inglaterra, que só viria a fazer parte do comboio esportivo em 1946.

Os primeiros estatutos da Fifa estabeleciam questões fundamentais para regularizar o esporte no mundo, como por exemplo:

– Reconhecimento oficial das associações que, à época, já funcionavam em cada país;
– Acato de suspensões de jogadores de outras associações;
– Tanto os jogadores como os clubes foram proibidos de conciliar a atuação em diferentes associações desportivas nacionais.

Conheça a Fifa: Federação Internacional de Futebol

Foto: depositphotos

Copa do Mundo

Com o passar dos anos, a Fifa passou a organizar o mais importante torneio de futebol do planeta: a Copa do Mundo. A primeira disputa aconteceu em 1930 e o país escolhido foi um da América do Sul, o Uruguai, que também foi o grande vencedor. Devido à crise de 1929, apenas quatro países europeus vieram participar da competição. Os demais torneios aconteceram na Itália e França.

Apesar do crescimento do torneio, a Fifa decidiu suspender em 1942 a realização da Copa do Mundo por conta da aproximação dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, que massacrou a Europa inteira até 1949. Com o término das batalhas, o Brasil foi o país escolhido para sediar o retorno do campeonato internacional, em 1950.

A Copa do Mundo de Futebol foi durante muitas décadas o único evento organizado pela instituição. Atualmente, o órgão é muito mais que uma entidade esportiva. Ela concentra mais de 100 funcionários oficiais e 32 seleções e é hoje, sem dúvida, o órgão mais importante do meio do futebol.

Curiosidade: Brasileiro mudou a Fifa

Em 1974 começava uma nova era para a Fifa, a Federação Internacional de Futebol. Isso porque um brasileiro chamado João Havelange foi eleito diretor da entidade.

Durante sua atuação, Havelange conseguiu nas palavras oficiais do site da instituição “tornar a Fifa o centro da diplomacia esportiva”. Isso graças ao seu caráter conciliador e expansivo que fez com que a entidade crescesse muito durante seu mandato.

Um exemplo foi quando o brasileiro conseguiu arranjar um encontro entre representantes de países tradicionalmente inimigos como Irã e Iraque, Coreia do Sul e do Norte, Arábia Saudita e Japão. Reunidos eles discutiram sobre a classificação da região para a Copa dos Estados Unidos em 1994.
São méritos seus a criação do Mundial Sub-20 e Sub-17. Em 2013, ele renunciou ao cargo após denuncias de corrupção.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.