História

Conheça a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo. Considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina, a Unicamp é uma das quatro universidades mantidas pelo governo paulista, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Com o seu principal campus localizado no distrito de Barão Geraldo, a 12 km do centro de Campinas, a instituição é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira e está classificada como uma das melhores universidades do mundo.

Em 2015, a Universidade Estadual de Campinas foi a instituição que obteve o maior número de cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação.

Conheça a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Foto: Reprodução/Unicamp

História

A história da Universidade Estadual de Campinas remonta ao início da década de 1960, quando o governo de São Paulo desejava abrir um novo centro de pesquisa no interior do estado, a fim de promover o desenvolvimento e a industrialização da região.

No dia 9 de setembro de 1965, o Conselho Estadual de Educação designou a Comissão Organizadora da Universidade de Campinas como responsável por estudar e planejar a gradativa formação e instalação de suas Unidades. Até então, apenas a Faculdade de Medicina estava em funcionamento. A nova universidade foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966.

Entre as décadas de 1970 e 1990, a universidade expandiu-se rapidamente, com o crescimento do campus para 19 institutos e faculdades. Após um período de crise, a Unicamp consolidou-se durante a década de 1990, com uma nova estrutura administrativa capaz de manejar o contínuo crescimento da instituição.

Nos anos 2000, a Universidade Estadual de Campinas já era considerada um dos principais centros de pesquisa e ensino na América Latina. A instituição está presente em Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia, totalizando 21 unidades de ensino e pesquisa.

Organização

A Unicamp é formada por 24 unidades, das quais 10 são institutos e 14 são faculdades. A instituição também abriga 22 centros interdisciplinares de pesquisa e de divulgação sobre diversos temas, passando por dança, educação e computação.

Além disso, a Universidade Estadual de Campinas é responsável por duas escolas de ensino médio e técnico: o Colégio Técnico de Campinas (COTUCA) e o Colégio Técnico de Limeira (COTIL). A universidade possui também um vasto complexo de saúde e uma série de unidades de apoio.

Cursos oferecidos

A Universidade Estadual de Campinas oferece cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento, como biológicas e profissões de saúde, artes, humanas, exatas, tecnológicas e da terra.

Confira a seguir quais são os cursos oferecidos pela instituição:

Artes Cênicas, Midialogia, Dança, Artes Visuais, Música, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Básico Integrado em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Ciência da Computação – Modalidade Sistemas de Informação, Ciência da Terra, Geografia, Geologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Física, Física Médica e Biomédica, Licenciatura em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Química, Química Tecnológica, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Estudos Literários, Filosofia, História, Letras, Administração, Administração Pública, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Engenharia de Telecomunicações, Nutrição, Ciência do Esporte, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Controle Ambiental, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Estradas.