Conheça a Universidade Estadual de Maringá (UEM)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está localizada no Noroeste do Paraná. Ela está organizada nos campus de Maringá, Umuarama, Cianorte, Goioerê, Diamante do Norte e Cidade Gaúcha, além da Fazenda Experimental de Iguatemi, da Base Avançada de Pesquisa em Porto Rico e do Centro de Pesquisa em Piscicultura em Floriano.

Sua criação foi dada no ano de 1970, com reconhecimento efetivo seis anos depois, ou seja, em 1976. No final da década de 80, foram implantados os dois primeiros cursos de mestrado. Atualmente, a UEM oferece 52 cursos de graduação, 93 de especialização, 28 de mestrado e 12 de doutorado.

A instituição figura como a primeira entre as universidades do Paraná, pela avaliação do Ministério da educação (MEC) e está entre as 20 instituições com maior produção científica e tecnológica do País, com aproximadamente 700 projetos em andamento, 1.100 pesquisadores e 318 grupos cadastrados no CNPq.

Conheça a Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Foto: Reprodução/UEM

Com reconhecimento comprovado, já graduou, aproximadamente 39 mil profissionais. A integração com a comunidade está assegurada por seus projetos de extensão, com intervenções na área da saúde, no exercício da cidadania, nas atividades recreativas e culturais.

História da UEM

Até a criação da UEM, o atendimento às necessidades de ensino superior em Maringá era feito por três estabelecimentos estaduais: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, Faculdade Estadual de Direito e Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. No conjunto, estas faculdades ofereciam um total de sete cursos: Ciências Econômicas, Direito, História, Geografia, Ciências do 1º Grau, Letras Anglo-Portuguesas e Letras Franco-Portuguesas.

A criação da Universidade Estadual de Maringá foi autorizada pela Lei nº 6.034 de 06/11/1969. A partir de então a instituição foi agregada as demais faculdades existentes. Através do Decreto Estadual nº 18.109 de 28/01/1970 foi criada, sob a forma de fundação de direito público, a Fundação Universidade Estadual de Maringá (FUEM), sendo reconhecida em 11/05/1976, pelo Governo Federal (Decreto nº 77.583) e tornou-se autarquia pela Lei Estadual nº 9.663 de 16/07/1991.

A partir de 1999, foi implantada, em caráter experimental, a autonomia da Universidade, conforme Termo de Autonomia, assinado em 18 de março de 1999.

Cursos

A UEM oferece uma série de cursos. Veja quais são eles:

Campus Maringá

Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biomedicina, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Produção (Agroindústria, Confecção Industrial, Construção Civil, Software), Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue, Tecnologia em Biotecnologia, Zootecnia.

Cianorte

Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia.

Goioerê

Licenciatura Plena em Ciências, Licenciatura Plena em Física, Engenharia Têxtil e Engenharia de Produção.

Campus do Arenito

Engenharia Agrícola.

Umuarama

Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente.

Ivaiporã

Educação Física, História e Serviço Social.

Serviços à comunidade

Atualmente, a UEM realiza mais de 100 tipos de exames laboratoriais, atendendo 130 municípios, e produz medicamentos que são distribuídos aos postos de saúde. Mantém uma rede de laboratórios que analisa desde a taxa de penetração de produtos na pele humana até a qualidade da água, do solo, de grãos ou a resistência de materiais; o Centro de Controle de Intoxicações (CCI), que é referência em intoxicações e faz parte da rede nacional de informações da área; a Farmácia Ensino, que é referência na orientação do uso de medicamentos.

Ainda oferece, atendimento jurídico gratuito à comunidade carente da Comarca de Maringá, além de cursos técnicos em música e de línguas estrangeiras pelo Instituto de Línguas (ILG) e Instituto de Estudos Japoneses (IEJ). Conta, também um Centro de Educação Infantil e um Colégio de Aplicação Pedagógica.

Vestibular

A UEM realiza anualmente os Vestibulares de Inverno, com provas em julho, e de Verão com provas em dezembro. Também abre vestibulares para os cursos a distância, de acordo com sua implantação. Ainda são garantidas a reserva de vagas para indígenas e o sistema de cotas sociais, que reserva 20% das vagas dos cursos de graduação em toda a instituição.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.