Conheça a Universidade Estadual do Ceará (UECE)

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) é uma entidade administrada pelo Governo Estadual que mantém ainda outras duas instituições: a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e a Universidade Regional do Cariri (URCA). Na capital Fortaleza funcionam dois campus e outros cinco estão localizados nas cidades de Tauá, Quixadá, Iguatu, Limoeiro do Norte e Itapipoca.

Um ranking publicado pelo jornal Folha de São Paulo elegeu a Universidade Estadual do Ceará como a 7ª melhor universidade estadual do Brasil e entre as regiões do Nordeste, Norte e Centro-Oeste ocupa o primeiro lugar de acordo com as suas especificações.

Atualmente, a instituição de ensino superior estadual possui 22 mil estudantes espalhados por 77 cursos de graduação, 9 doutorados e 27 mestrados. Em relação aos docentes são 800.

Conheça a Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Os cursos disponibilizados na Universidade Estadual do Ceará são: Medicina Veterinária, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social.

As opções seguem com Linguística, Letras e Artes, Letras com habilitação em Espanhol, Francês, Inglês, Português e Literatura, Música com habilitação em Piano, habilitação em Composição, Música Popular com habilitação em Saxofone e Licenciatura em música.

Na área de cursos de pós-graduação, a entidade conta com Doutorado em Administração, Biotecnologia, Ciências Fisiológicas, Ciências Veterinárias,
Educação, Geografia, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Linguística Aplicada, Educação e Saúde Coletiva.

Já em Mestrados Acadêmicos, os candidatos podem escolher nas áreas de: Administração, Ciência da Computação, Ciências Físicas Aplicadas, Ciências Fisiológicas, Ciências Veterinárias, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Educação, Educação e Ensino, Filosofia, Geografia, História, História e Letras, Linguística Aplicada, Nutrição e Saúde, Recursos Naturais, Saúde Pública, Serviço Social, Trabalho e Questão Social e Sociologia.

A Universidade Estadual do Ceará também vagas para Mestrados Profissionais: Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África, Computação Aplicada, Gestão da Saúde, Gestão de Negócios Turísticos, Ensino de Física, Ensino na Saúde, Letras em Rede Nacional, Matemática em Rede Nacional, Planejamento e Políticas Públicas, Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde da Família.

Todas essas formações estão distribuídas nas unidades acadêmicas da Faculdade de Veterinária, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Faculdade de Educação de Itapipoca, Faculdade de Educação de Crateús, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu.

Além disso, conta ainda com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns, Instituto Superior de Ciências Biomédicas, Centro de Educação , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Humanidades, Centro de Ciências da Saúde e no Centro de Ciências e Tecnologia.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.