Conheça a Universidade Federal do ABC (UFABC)

A Universidade Federal do ABC, a UFABC nasceu em 2004 no estado de São Paulo com a finalidade de atender a região compreendida como o ‘ABC paulista’. Ela possui campus em Santo André, onde fica sua sede, e outro em São Bernardo do Campo.

Essa instituição se destaca em todo o país por possuir um sistema diferenciado de ensino superior. Segundo a própria entidade, isso a diferencia em relação às demais universidades federais do Brasil. “Trata-se de uma instituição fundada para explorar novas possibilidades, tanto na pesquisa quanto na educação. Não há a diretriz de ser um centro de aplicação encarregado apenas de testar e complementar avanços científicos reais, concebidos em outras instituições”.

A UFABC toma como princípio seis diretrizes para agrupar os seus cursos superiores: Estrutura da Matéria, Energia, Processos de Transformação, Comunicação e Informação, Representação e Simulação (Matemática) e Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas.

Conheça a Universidade Federal do ABC (UFABC)

Foto: Reprodução/UFABC

O processo de formação dos graduandos é dividido em três quadrimestres ao longo do ano. De acordo com a entidade, isso permite que os alunos cursem 50% mais disciplinas do que se estivessem matriculados em outro centro de ensino superior.

Depois desse tempo, o estudante opta por manter seu diploma de bacharel ou segue para conquistar mais títulos, como outras graduações ou o mestrado. Ao todo, 13.456 estão matriculados nos cursos de graduação e 1.212 em pós-graduações.

Cursos disponibilizados pela Universidade Federal do ABC

Campus de Santo André: Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciência da Computação com opções de ênfases: Sistemas Inteligentes, Redes de Computadores e Computação Científica; Bacharelado em Física com opções de ênfases: Física Médica, Engenharia Física e Física dos Materiais;

As opções em Santo André continuam com Bacharelado em Matemática; Bacharelado em Química com opções de ênfases: Biotecnologia, Combustíveis e Materiais; Engenharia Ambiental e Urbana. Engenharia de Energia com opções de ênfase: Sistemas Elétricos de Potência, Fontes de Energia e Planejamento Energético; Sistemas Térmicos e Nuclear.

Por fim, os alunos podem cursar em Santo André: Engenharia de Materiais com opções de ênfases: Polímeros, Cerâmica, Metais e Materiais Avançados; Engenharia da Informação com opções de ênfase: Redes de Informação, Infraestrutura de Comunicações e Processamento Multimídia; Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica com opções de ênfases: Robótica, Controle e Automação Industrial, e Instrumentação e Integração de Sistemas Industriais; Licenciatura em Biologia; Licenciatura em Física; Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química.

Campus de São Bernardo do Campo: Bacharelado em Neurociência; Engenharia Aeroespacial com opções de ênfase: Dinâmica e Controle, Estruturas Aeroespaciais e Aerodinâmica e Propulsão; Engenharia Biomédica com opções de ênfase: Biomateriais e Dispositivos Implantáveis;

Outras alternativas em São Bernardo do Campo são: Instrumentação e Processos para Diagnóstico e Terapia, Biomecânica e Controle Neuromotor; Sistemas Computacionais Aplicados a Ciências da Vida e Engenharia Clínica; Engenharia de Gestão; Bacharelado em Políticas Públicas; Bacharelado em Ciências Econômicas; Bacharelado em Filosofia; Bacharelado em Planejamento Territorial; Bacharelado em Relações Internacionais e Licenciatura em Filosofia.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.