História

Conheça a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sediada na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

História

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) originou-se da Universidade do Rio Grande do Norte, criada em 25 de junho de 1958, através de lei estadual, formada a partir de faculdades e escolas de nível superior já existentes em Natal, como a Faculdade de Farmácia e Odontologia a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina, a Escola de Engenharia, dentre outras.

A instituição foi federalizada em 18 de dezembro de 1960, mas, foi a partir de 1968, com a reforma universitária, que a UFRN passou por um processo de reorganização que culminou na consolidação da atual estrutura.

Conheça a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Foto: reprodução/UFRN

Nos anos 70, iniciou-se a construção do Campus Central, que, atualmente, abriga um arrojado complexo arquitetônico.

Estrutura

A UFRN é o principal centro universitário do estado e possui cinco campi: Natal (Campus Central), Macaíba, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos.

A instituição é composta pela Reitoria, diversas pró-reitorias, secretarias e superintendências, além de Centros Acadêmicos que reúnem os departamentos e coordenações nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Exatas, Biológicas, Saúde, Educação e Tecnologias.

Além dos diversos setores de aulas, laboratórios e bibliotecas, o campus localizado em Natal conta com um Centro de Convivência com restaurante, agências bancárias, livrarias, galeria de arte e agência dos Correios.

Cursos oferecidos

Atualmente, a UFRN oferece 84 cursos de graduação presencial, 9 cursos de graduação a distância e 86 cursos de pós-graduação. São 37.000 estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, 3.146 servidores técnico-administrativos e 2 mil docentes efetivos, além dos professores substitutos e visitantes.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é um dos principais centros de estudo de sismologia do país, além de contar com o curso de pós-graduação em Sistemas Complexos Aplicados às Ciências da Vida, o único na América Latina.

Os cursos de graduação da instituição estão divididos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biomédicas e Ciências Humanas.