Conheça a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.

A UTFPR tem como principal foco a graduação, a pós-graduação e a extensão. A instituição oferece 100 cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. Como também atende à necessidade de pessoas que desejam qualificação profissional de nível médio.

Outro destaque da UTFPR é a oferta de 19 cursos técnicos em diversas áreas do mercado, entre técnicos de nível médio integrado e cursos técnicos de nível médio subsequentes na modalidade a distância, com polos distribuídos pelos estados  do Paraná e de São Paulo.

Conheça a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Foto: Reprodução/UTFPR

A consolidação do ensino de graduação incentiva o crescimento da pós-graduação, com a oferta de mais de 90 cursos de especialização, 40 programas de pós-graduação stricto sensu, com cursos de mestrado e doutorado, além de centenas de grupos de pesquisa.

Na área de relações empresariais e comunitárias, atua fortemente com o segmento empresarial e comunitário, por meio do desenvolvimento de pesquisa aplicada, da cultura empreendedora, de atividades sociais e extraclasse, entre outros. Atualmente, o número de estudantes regulares nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação passa de 32 mil.

Estrutura física

Com ampla abrangência no Paraná, a UTFPR tem 13 campus no Estado. Cada campus mantém cursos planejados de acordo com a necessidade da região onde está situado. Uma parte deles oferta cursos técnicos e de graduação, e a maioria somente cursos de graduação e pós-graduação. Todos os cursos de graduação estão autorizados e a grande maioria já foi reconhecida pelo Ministério da Educação.

A UTFPR ocupa uma área de 3.598.148,75 m², sendo 286.835,97 m² de área construída. Ao todo, a Universidade contém mais de 300 salas de aulas, 553 laboratórios, 13 bibliotecas com quase 300 mil exemplares e 22 auditórios. Além do mais, os alunos ainda podem contar com salas de videoconferência, teatros, miniauditórios, sala multimeios, centro de atividades físicas, restaurante universitário, entre outros.

Cursos

Os cursos oferecidos pela instituição vão depender de cada um dos campus. O principal deles é o Campus Curitiba, que oferece os cursos de Técnico em Eletrônica, Técnico em Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Design, Educação Física (Ênfase em Orientação de Atividade Física e Gestão Física e Esporte), Química, Sistemas de Informação, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras (Português/Inglês), Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tecnologia em Processos Ambientais, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.

Para saber mais informações sobre os cursos e onde eles podem ser encontrados, basta entrar no site da própria universidade: http://www.utfpr.edu.br.

Ingresso

Para os alunos interessados em ingressar na UTFPR, existem algumas formas. A mais tradicional é através da realização do vestibular. Ele é aplicado apenas para candidatos aos cursos técnicos de nível médio. Outra forma bastante usual vem a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse caso, a seleção dos estudantes para os cursos de graduação é realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

 

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.