Conheça as principais cidades da França

A França detém algumas das mais importantes cidades do mundo, num contexto tanto econômico quanto cultural

A França é um dos países mais poderosos do mundo. Neste artigo, você conhecerá mais sobre a França e suas principais cidades, bem como sobre a capital da França. Verá em um mapa onde está localizado o território da França, e conhecerá um pouco sobre a sua população, além de saber qual a idade deste importante país.

Para complementar, será analisado o famoso Canal da Mancha, uma relevante via para as relações diplomáticas e comerciais. Conhecer mais sobre a França tem grande importância, já que este é um país que tem influência no cenário internacional, seja em relação as questões econômicas, políticas ou sociais.

A França e suas principais cidades

            Algumas das principais cidades francesas são:

  • Paris: capital e mais populosa cidade francesa, conhecida pelos monumentos e atrações turísticas. Paris é também conhecida como uma cidade voltada para a diversidade, para a arte e a cultura.
  • Lyon: é a terceira maior cidade da França, está localizada na confluência dos rios Ródano e Saône. É uma das cidades mais populosas da França. Lyon é bastante conhecida pela presença do “Olympique Lyonnais”, um clube de futebol francês, mais conhecido como Lyon.
  • Marselha: é a mais antiga cidade da França, bem como a segunda em relação a população. Seu território está localizado na província de Provença e na costa do Mediterrâneo.
  • Bordeaux: também é a casa de um dos maiores times de futebol do mundo, o “Football Club des Girondins de Bordeaux”. A cidade de Bordeaux é também conhecida como a cidade do vinho, localizada na região Sudeste da França. 
Vista da Torre Eiffel

A Torre Eiffel fica na capital da França e é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo (Foto: depositphotos)

Qual é a capital da França?

A capital da França é um dos lugares mais conhecidos no mundo todo: Paris! Além de ser a capital francesa, Paris é também a cidade mais populosa do país, com mais de dois milhões de habitantes, mantendo certa estabilidade populacional desde pelo menos os anos 2000.

Paris possui uma extensão territorial de cerca de 105,4 km², onde estão presentes alguns dos pontos turísticos mais apreciados do mundo, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame de Paris. 

Mapa da França: onde fica a França no mapa?

A França é um país localizado no continente europeu, mais especificamente em sua porção ocidental. Além disso, o país conta com várias ilhas e territórios ultramarinos em outros continentes, como América, África, Oceania e Antártica.

Por exemplo, só no continente americano, estão sob domínio da França os seguintes territórios: Guiana Francesa, São Pedro e Miquelão, São Martinho e São Bartolomeu, Guadalupe e Martinica. Estes territórios, embora estejam geograficamente distantes da França, são submetidos a soberania francesa.

Veja também: Significado da bandeira da França

No mapa abaixo, você pode visualizar o contorno político da França, bem como os países que fazem fronteira com ela:

Mapa da França

A França faz limite com a Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, Bélgica e Luxemburgo (Foto: depositphotos)

Neste mapa, você poderá visualizar a França e sua proximidade com os demais países europeus:

Mapa da Europa

A França é um país localizado no continente europeu, mais especificamente em sua porção ocidental (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

 A população da França

A França possui uma população de cerca de 67 milhões de habitantes, a qual continua em crescimento, embora em um ritmo bem mais lento do que em anos anteriores. Os índices populacionais da França são influenciados pelos movimentos migratórios, sendo que o país é um dos que mais recebe imigrantes.

A França é um dos países mais populosos da Europa, ficando atrás da Rússia, Alemanha e da Turquia. A população da França se concentra predominantemente nos espaços urbanos do país, ultrapassando o contingente de 85% de urbanização.           

Quantos anos tem a França como país?

O território onde hoje está localizada a França é ocupado por populações humanas há milhares de anos, e os pesquisadores estimam que há cerca de 10 mil anos já haviam povos vivendo naquela região, por conta dos artefatos encontrados. Em relação a uma civilização francesa, esta teria tido origem com a fusão entre as culturas romana e gaulesa, ainda na Antiguidade.

Já na Idade Média, houve uma centralização de poderes, através do Reino dos Francos. Com a dissolução da referida monarquia, há a ascensão do poderio dos senhores feudais. Na Era Moderna, houve a constituição das monarquias nacionais, e apenas com a Revolução Francesa é que a hegemonia da monarquia foi abalada.

Sob os preceitos de “Liberté, Égalité, Fraternité”, entre os anos de 1789 e 1799 houve a Revolução Francesa, a qual tinha como premissa uma mudança social baseada na ideia do nacionalismo, na democracia, e também em princípios iluministas de cidadania e nos direitos inalienáveis.

Assim, a França como República deriva desse momento histórico, mas saber exatamente sua idade é um processo complexo, já que as ocupações humanas na região são milenares. 

Veja tambémManifestações de maio de 68 na França: Saiba o que foi este movimento

O Canal da mancha

É um canal que tem como finalidade estreitar os laços entre a França e a Grã-Bretanha. Esse canal é um braço marítimo oriundo do Oceano Atlântico, sendo que em seu ponto mais estreito, ele possui cerca de 33 quilômetros de extensão.

Há um intenso tráfego marítimo no Canal da Mancha, especialmente pelas ligações possíveis entre países como a Europa, a França e a Inglaterra. O Canal da Mancha é bastante conhecido também como roteiro turístico, bem como por ser um ambiente de risco para imigrantes, os quais se ariscam cruzando as águas em busca de melhores condições de vida.

Foi construído o Eurotúnel abaixo do Canal da Mancha, o qual promove a travessia entre os países, promovendo um grande fluxo de pessoas. 

França, forte na economia e no turismo

Neste artigo, você pôde compreender melhor alguns aspectos importantes sobre a França, como informações sobre o famoso Canal da Mancha, bem como sobre a capital da França e sua população.

Você leu ainda sobre a idade da França, e um pouco de seus principais acontecimentos. Além disso, pôde visualizar um mapa da França, mostrando suas fronteiras e localização no continente europeu. A França é um país muito interessante, com uma economia bem desenvolvida e conhecida por seu poder frente ao contexto mundial, bem como pelas variadas opções para os turistas que visitam o país.

Veja também: Os principais ataques terroristas à França

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU).

Referências

» MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Scipione, 2011.

» POLON, Luana. O Canal da Mancha. Estudo Prático. Disponível em: < https://www.estudopratico.com.br/canal-da-mancha/>. Acesso em 06 ago. 2018.

»VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).