,

Conheça todos os poetas orientais

Os poetas orientais criam sua poesia principalmente ao redor das riquezas de sua região

A região conhecida como Crescente Fértil, que compreende os atuais estados da Palestina, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano e Chipre, bem como partes da Síria, do Iraque, do Egito, do sudeste da Turquia e sudoeste do Irã, já era conhecida como o centro da criação poética. A epopeia de Gilgamesh é um ótimo exemplo dessa produção poética oriental, tendo surgido como o mais belo poema épico antes de Homero.

Atualmente, os poetas orientais criam sua poesia principalmente ao redor de duas riquezas de sua região: a água e o petróleo.

Os poetas japoneses depararam-se com a poesia chinesa, durante a dinastia Tang, e absorveram essa tradição literária. Atualmente, as principais formas da poesia do Japão podem ser divididas em dois grandes grupos: a poesia experimental; e a poética que busca revitalizar as formas tradicionais. Pode-se afirmar que os principais padrões seguidos pelos poetas japoneses são o tanka ou waka, o haiku e o shi.

Neste artigo, conheceremos alguns dos poetas orientais mais expressivos.

Os poetas orientais criam sua poesia principalmente ao redor das riquezas de sua região

Du Fu é considerado o maior poeta chinês, ao lado de de Li Bai (Foto: depositphotos)

Poetas orientais

Amir Or

Amir Or é um poeta, editor e tradutor nascido em Tel Aviv, Israel. Sua obra já foi publicada em mais de 30 línguas, e a última produção em hebraico, intitulada “A Canção de Tahira” (2001), é uma ficção épica em prosa métrica. Dentre as suas principais obras também estão os seguintes títulos: “O Animal no Coração”, “O Museu do Tempo”, “Yom”, “Shir”, “Kakha”, “Resgate do Morto”, “Faces” e “Vejo Pelos Olhos do Macaco”.

Du Fu

É considerado o maior poeta chinês, ao lado de de Li Bai. Du Fu viveu durante a Dinastia Tang e sua poesia caracterizou-se pela linguagem rica e variada, pelo excelente domínio das regras da métrica e pelo profundo sentimento de humanidade. Suas obras incluem “The Sono f the Wagons”, “Reply to a Friend’s Advice” e “The Selected Poems of Du Fu”.

Li Bai

O chinês Li Bai foi considerado o maior poeta romântico da dinastia Tang. É conhecido como o “poeta imortal”, figurando entre os mais respeitados poetas da história da literatura chinesa. Dentre a sua obra estão “Bebendo Sozinho ao Luar” e “Os Trabalhos de Li Po, o Poeta Chinês”.

Gozo Yoshimasu

O escritor japonês Gozo Yoshimasu é autor de “Osíris, o Deus da Pedra”, e vencedor do Prêmio Hanatsubaki Modern Poetry. Suas obras também incluem os títulos “Neppu (O Vento do Diabo)” e “Doido na Manhã”.

Saiba quem são os principais poetas norte-americanos

Mahmoud Darwish

Mahmoud Darwish foi um poeta e escritor árabe nascido na Palestina. É considerado o poeta nacional da Palestina, com uma obra que evoca a dor do deslocamento. Em sua obra, a Palestina surge como metáfora do “paraíso perdido”, nascimento e ressurreição. Dentre a sua produção destaca-se o título “O Jardim Adormecido e Outros Poemas”.