O conhecimento científico, no entanto, é aquele que é resultado de estudos e busca por conhecimento. Esse tipo de conhecimento surgiu da necessidade e do desejo que o ser humano tem em saber como as coisas funcionam, não aceitando-as de forma passiva e sem questionamentos. Com isso, foi possível ao ser humano entender os fenômenos naturais e intervir cada vez mais nos acontecimentos diários. Quando utilizado de forma correta, esse tipo de conhecimento traz muitos avanços para a humanidade. No entanto, quando for usado incorretamente, pode gerar catástrofes. Como exemplo de aplicação desse conhecimento, citamos a descoberta da cura de doenças que destroem milhares de vida. Mas quando usadas de forma errada, podem, com o mesmo conhecimento, criar uma arma de destruição em massa.
Chamamos de terminologia o código que os detentores do conhecimento usam para que o conhecimento científico possa se tornar socializado e, consequentemente, apesar de serem formas distintas de conhecimento, uma acaba por sustentar a outra. Além disso, com a vivência acaba surgindo a curiosidade e dúvida que é o que leva a novas experimentações e novos conhecimentos – tornando-o científico ou não.
Por exemplo, para que você entenda melhor, vamos citar e caracterizar o aposematismo. A ideia consiste na adaptação consciente ou inconsciente do ser humano às condições ambientais, ou seja, é o processo pelo qual as espécies e indivíduos de cada espécie passam para aprender a viver em determinado ambiente. Isso gera a adaptação evolutiva que envolve ainda a seleção natural.
O aquecimento global, por exemplo, atualmente, é um problema que está em pauta constante. Devido a intervenção do homem nos processos e recursos naturais do planeta, o problema tem se agravado – sendo que a responsabilidade do homem nas mudanças climáticas atuais é de 90%, segundo o IPCC -. Há como consequências o aumento do nível do mar devido ao derretimento das geleiras, intensificação de ciclones, escassez de alimentos e água potável, além da mudança de ambientes – a floresta amazônica, por exemplo, com o aumento da temperatura, acabará se tornando uma savana.
O conhecimento científico acima expresso derivou-se de muitos estudos e, tendo visto que a natureza se comportava de maneira diferente com o passar dos anos, acabaram por culminar o conhecimento científico. Tem se tornado, a partir disso, como uma coisa essencial, tratar a causa e as consequências desses problemas na vida dos seres humanos. Isso vem sendo ensinado, inclusive, nas escolas, pois assim torna o conhecimento científico em comum, conseguindo dessa forma conscientizar melhor a população.