Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, lista algumas excelentes dicas para quem deseja crescer profissionalmente com a ajuda das redes sociais. Confira a seguir:
Formar um amplo grupo de contatos nas redes sociais é interessante, no entanto, preocupe-se mais com a qualidade do que com a quantidade. Você pode buscar amizade com pessoas que julgar interessantes para a sua vida profissional, mas, não precisa convidar todo mundo que conhece ou que é “amigo do amigo”.
É muito comum nos depararmos com “posts” sem conteúdo pertinente nas redes sociais. Mas, se você quer utilizar as redes sociais de forma profissional, procure se diferenciar com publicações que tenham um conteúdo interessante. Uma boa dica é levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação.
Mostre as ações exitosas que você realizou, os resultados de projetos interessantes ou titulações alcançadas, porém, tome o cuidado de se autopromover na medida certa, evitando soar arrogante. Marcar as pessoas – com permissão prévia – que estavam envolvidas nos trabalhos também pode aumentar a sua visibilidade na rede.
“Curtir” uma publicação ou uma página é algo bastante rotineiro em algumas redes sociais, mas, se você quer torná-las uma ferramenta de uso profissional, deve tomar alguns cuidados antes de curtir e compartilhar um texto. Sempre leia a página ou publicação atentamente para ver se não há nenhuma informação nas entrelinhas. Outra dica é pesquisar antes de entrar em qualquer grupo, evitando aqueles que incitem o ódio ou o preconceito.
Antes de escrever nas redes, analise os pontos positivos e negativos de uma publicação. É importante pensar se a foto ou texto publicado por você não vai interferir negativamente na sua vida profissional. Lembre-se de evitar exposições desnecessárias.
O Facebook pode até ser mais aberto, mais descontraído (ao contrário do LinkedIn, por exemplo), mas, você deve se lembrar que os parceiros e recrutadores também entrarão no seu perfil nessa rede.
Não raro, as redes sociais “fervem” com debates que envolvem política, religião, futebol etc. Evite entrar nesse tipo de conversa, pois, geralmente, não leva a lugar nenhum e não termina bem. Além disso, você não sabe qual é o posicionamento dos seus parceiros de negócios.
Em muitas redes sociais, é comum vermos fotos de baladas, bebedeiras, em trajes de banho etc. Se você quer usar as redes de forma profissional, é importante evitar se expor demais.