Coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas são bastante utilizadas na Geografia, especialmente na área da Cartografia, quando da elaboração e leitura de mapas. As coordenadas geográficas são um sistema que permite a localização precisa de um ponto na superfície terrestre, através das Latitudes e Longitudes.

As Latitudes são medidas a partir da Linha do Equador, e os meridianos são medidos a partir do Meridiano de Greenwich. Esse sistema de localização é um produto socialmente construído, ou seja, na Terra não existe nenhum tipo de linha divisória.

As bases do Sistema de Coordenadas Geográficas são: a Geometria esférica e o Eixo de rotação da Terra. Os polos são os pontos de encontro ou cruzamento das linhas. São necessários pontos de referência, como o Centro da esfera terrestre (C); os polos Norte (PN) e Sul (PS) e o Equador (E).

O sistema de coordenadas geográficas considera que qualquer ponto da superfície terrestre apresenta a mesma distância do centro da esfera (quando se trata do elipsoide, utilizam-se Coordenadas Geodésicas). Um ponto na superfície terrestre pode ser localizado, assim, pela interseção de um meridiano e um paralelo. 

Paralelos e meridianos

Cada ponto da superfície terrestre está situado no ponto de interseção entre um meridiano e um paralelo. A localização de cada ponto é dada em termos de sua latitude e de sua longitude. Este sistema está baseado em duas linhas: o Equador e o Meridiano Principal (Greenwich). As medidas são feitas em linhas curvas, isto é, nos paralelos e meridianos. Portanto, o sistema de medida utilizado é o grau. O Equador é o paralelo utilizado como centro para os cálculos de Latitude.

Mapa Mundi com coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas são obtidas a partir da intersecção dos paralelos com os meridianos (Foto: depositphotos)

As demais linhas circulares paralelas ao Equador são chamadas de paralelos de latitude. Entre o Equador e cada um dos polos, tem-se 90º de Latitude. A latitude varia: 0° a 90° Norte ou 0° a -90° Sul. A latitude é, portanto, o valor angular do arco compreendido entre o equador e o lugar de referência (varia de 0° a 90°).

Os planos longitudinais também passam pelo centro da Terra e pelos polos. O meridiano central é o de Greenwich (na cidade de Greenwich, Inglaterra), o qual corresponde a 0º. Os meridianos formam um círculo completo com a junção com os antimeridianos. Os meridianos somam 180º para Oeste e para Leste, juntamente com os antimeridianos completam 360º, ou seja, a circunferência terrestre.

Qual a utilização das coordenadas geográficas?

As coordenadas geográficas são utilizadas para localização de pontos na superfície terrestre. Seria muito difícil explicar para as pessoas onde ficam os locais apenas usando pontos de referência aproximados.

As coordenadas fornecem os pontos exatos na superfície da Terra. Exemplo: digamos que uma embarcação tenha sofrido um acidente no meio do Oceano Atlântico, e seja necessário um resgate. Como os socorristas poderão saber exatamente a localização da embarcação? O Oceano Atlântico é enorme, e até encontrarem a embarcação, muitas pessoas poderão ter morrido. Com as coordenadas geográficas, os socorristas poderão saber o ponto exato em que a embarcação está, e realizar um trabalho mais eficiente. 

Veja também: Mapa mundi: continentes, países e capitais

Como localizar coordenadas geográficas no mapa

Nos recursos tecnológicos, encontrar as coordenadas geográficas de um ponto na superfície é muito fácil. Sistemas como o Google Maps tem recursos que auxiliam na localização dos graus da coordenada.

Alguns mapas interativos já mostram as coordenadas geográficas quando a seta do mouse é posicionada sobre o ponto da superfície em que se deseja obter a informação. Já nos mapas, é possível descobrir a coordenada tendo-se a informação da Latitude e da Longitude, que pode ser calculada a partir dos paralelos e dos meridianos ou observada em um mapa.

Veja os pontos no mapa abaixo, cada um deles possui uma coordenada geográfica.

As coordenadas dos pontos assinalados são:

Ponto A:

Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: -60º ou 60ºW

Ponto B:

Latitude: -40º ou 40ºS
Longitude: 0º

Ponto C:

Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: 90º ou 90ºE

Ponto D:

Latitude: 0º
Longitude: 0º

Ponto E:

Latitude: 40º ou 40ºN
Longitude: 120º ou 120ºE

Estes pontos podem trazer a informação do hemisfério em que se encontram, que pode ser N (Norte) ou S (Sul) para Latitude e W (Oeste) ou E (Leste) para Longitude. Ou também podem apresentar o sinal de negativo (-) no caso de Latitudes no Hemisfério Sul e Longitudes no Hemisfério Oeste.                       

Coordenadas geográficas do Brasil

As coordenadas geográficas dos pontos extremos brasileiros são lidas a partir da localização destes pontos num mapa geral com Latitudes e Longitudes. Os pontos extremos são na parte Norte ou Setentrional: Monte Caburaí, que fica no estado de Roraima, na fronteira com a Guiana, onde está a nascente do rio Ailã; na parte Sul ou Meridional: Arroio Chuí, na fronteira com o Uruguai; na porção Oriental ou Leste: Ponta do Seixas, no estado da Paraíba; na porção Ocidental ou Oeste: Serra da Contamana, na nascente do rio Moa, no Acre.

Observando-se o mapa, pode-se conhecer quais são as coordenadas do território brasileiro. Quando se lê uma coordenada, o primeiro dado é em graus (º), o segundo são os minutos (‘) e o terceiro são os segundos (‘’). Por exemplo: 5º16´19´´ (5 graus, 16 minutos e 19 segundos).

Link dos pontos extremos: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a6/Pontos_extremos_do_territ%C3%B3rio_Brasileiro.svg. 

Existe um site que auxilia no processo de cálculo e conversão de coordenadas geográficas, clicando nesse link.

Veja também: Quais são os países que atravessam a linha do Equador?

Conclusão

As coordenadas geográficas são importantes recursos de localização de pontos sobre a superfície terrestre. As coordenadas geográficas são obtidas a partir do ponto em que se cruzam um paralelo e um meridiano (na intersecção). As coordenadas geográficas são medidas em graus, e auxiliam também na leitura de mapas, bem como na elaboração de recursos cartográficos.

Para se conhecer as coordenadas geográficas é preciso conhecimento de Cartografia básica, para saber o que são as Latitudes e as Longitudes, quando elas são negativas ou positivas, quais hemisférios são constituídos a partir destas linhas imaginárias. A Cartografia é uma ciência, mas também é uma arte, já que envolve recursos gráficos e conhecimento teórico na elaboração, visualização e leitura de mapas. 

 

Referências

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

» CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César de. Localização: coordenadas geográficas. UEPB. Disponível em: < http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leituras_cartograficas/Le_Ca_A08_J_GR_260508.pdf>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).