Curso de caligrafia

A caligrafia é um estilo de escrita muito usado em convites e textos bíblicos

Muita gente passou a infância tendo que treinar a escrita em cadernos de caligrafia. Mas você sabia que é possível fazer curso de caligrafia totalmente online, sem sair de casa? Nesse post você verá diversas opções que vão desde os artísticos, para quem procura se profissionalizar, até os gratuitos, apenas para quem quer melhorar a letra.

Em primeiro lugar é preciso saber o que é caligrafia. Esse termo é a junção de duas palavras de origem gregas que, quando juntas, significam escrita bela. A caligrafia assombrou muitas pessoas durante a infância, por causa dos cadernos de treino. Contudo é possível aprender a ter uma bela letra, com um pouco de prática após adulto.

Para isso separamos aqui diversos cursos de caligrafia e caligrafia artística que podem ser feitos por qualquer pessoa. Continue lendo para saber mais sobre cada um deles.

Cursos de caligrafia online e presencial

Aprender caligrafia é possível para todas as pessoas. É necessário apenas dedicação e estudo para conseguir dominar a arte da escrita bela. Para ajudar com isso existem diversos cursos disponíveis hoje em dia para quem se interessa pelo tema.

Esses cursos variam desde os profissionalizantes, voltados para a caligrafia artística e que precisam de um investimento financeiro, aos gratuitos, voltados para quem deseja conquistar uma letra mais bonita ou até aprender novas habilidades.

Separamos os melhores cursos para você escolher qual se encaixa melhor com o que você deseja.

Senac

Entre os cursos disponíveis de caligrafia está o do Senac

O curso de caligrafia oferecido pela Senac é presencial (Imagem: Reprodução | Senac)

O Senac, sigla para Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, é uma entidade privada sem fins lucrativos que oferece cursos profissionalizantes à preço de custo para a população. Quem deseja aprender as técnicas da caligrafia e caligrafia artística pode se inscrever através do site da unidade. Para isso basta procurar pela disponibilidade do curso na sua região.

O curso oferecido pelo Senac é presencial e conta com uma carga horária de 66 horas. O preço de todos os módulos é de R$537,00. Esse curso entrega certificado e tem o objetivo de formar profissionais habilitados para trabalhar na área.

Veja também: Descubra como escrever em letra cursiva. Treine seguindo essas dicas

Eduk

Entre os cursos disponíveis de caligrafia está o do Eduk

Essa plataforma oferece dois módulos do cursos de caligrafia integralmente online (Imagem: Reprodução | Eduk)

O Eduk é uma plataforma de cursos onlines que trabalha com um sistema de assinatura. Dessa maneira, pagando um valor fixo mensalmente você terá direito a todos os cursos oferecidos por eles. Entre eles está o curso de caligrafia artística.

Esse curso é ministrado integralmente online através de vídeo-aulas e pode ser feito por qualquer pessoa. Para se inscrever basta apenas acessar a plataforma online e escolher o melhor plano para você. Existem planos a partir de R$20,00 mensais.

Os cursos dessa plataforma foram desenvolvidos por uma calígrafa e são divididos em dois módulos: um para iniciantes e outro para ilustradores e designers.

Cursos online gratuitos

Para quem não deseja investir financeiramente na carreira, mas deseja aprender caligrafia, é possível ainda encontrar diversos cursos onlines e gratuitos. Esses cursos são voltados, principalmente, para quem deseja aprender as técnicas para desenvolvimento pessoal.

Um deles está disponível no Cursos grátis. Lá é possível fazer o download de todo o material e aprender as técnicas no seu próprio tempo.

Outra opção de curso gratuito é na WR Educacional, que oferece um curso com uma carga horária de 120 horas e com a possibilidade de solicitar um certificado no final. Para isso será preciso apenas responder um questionário sobre o tema do curso.

Por fim existe a opção de estudar através de uma apostila em pdf que é disponibilizada gratuitamente. Para ter acesso ao material basta acessar o site da Academia.Edu e fazer o download do manual completo.

Veja também: Escrita árabe: a conhecida caligrafia islâmica

Dicas de como aprender caligrafia

Aprender as técnicas ensinadas no curso de caligrafia ou apenas melhorar a aparência das letras se torna mais fácil quando se segue algumas dicas. Em primeiro lugar é preciso saber que é necessário prática, muita prática para conseguir dominar a técnica.

Em segundo lugar é preciso escolher uma boa caneta e analisar com cuidado o seu estilo próprio de escrita. Desse modo, você poderá escolher o que mais se parece com ele para aprender primeiro. Por fim, é preciso treinar constantemente, ou seja, sempre que for escrever qualquer coisa à mão preste atenção no estilo e no espaçamento das letras. Com o tempo isso tudo se transformará em algo natural.

O que é caligrafia?

A caligrafia é uma técnica de escrever à mão. No entanto, ao contrário do que usamos no dia a dia, a caligrafia usa técnicas e modelos diferentes para se adequar ao senso artístico da época e do lugar.

A caligrafia usa técnicas e modelos diferentes para se adequar ao senso artístico

Existem inúmeros estilos de letras na caligrafia (Foto: depositphotos)

Desse modo, além de se tornar legível para o leitor, se torna uma obra de arte, ou seja, algo interessante de se observar. Por conta dessas variações existem inúmeros estilos de letras na caligrafia e a variante, a caligrafia artística.

Nessa técnica, o calígrafo, que é como o profissional da área é chamado, usa técnicas específicas para criar as letras. Esses símbolos não são apenas legíveis, mas usam de métodos que servem para expressar os sentimentos do autor. Dessa maneira, os tornando únicos.

Quando surgiu?

A história da caligrafia se mistura com a do surgimento da comunicação não verbal. No entanto, o modo como conhecemos hoje começou a ser usado no mundo ocidental durante o período conhecido como idade média.

Ali, o uso da escrita era restrito à igreja e a pessoas nobres. Com isso houve um desenvolvimento da caligrafia, onde as pessoas mais talentosas do ramo ganhavam fama e prestígio.

Com o tempo, a igreja foi aperfeiçoando as suas técnicas. Foi nessa época que surgiu a caligrafia artística, que era geralmente usada nos textos bíblicos e documentos oficiais do clero. O primeiro manual desse estilo foi lançado em 1522, por um famoso calígrafo da cidade de Veneza, na Itália. 

No entanto, a caligrafia como forma de arte surgiu muito tempo antes, na China. Isso porque na escrita com os ideogramas é muito comum levar em consideração o estilo e beleza das formas. Coisa que só começou a ser usada no ocidente muito tempo depois.

Veja também: Caligrafia artística

Qual a importância dessa técnica?

O desenvolvimento da caligrafia favoreceu não apenas a produção dos textos bíblicos e documentos da época, como também o desenvolvimento das técnicas de escrita manual, de forma que seguissem um padrão de qualidade e fossem entendidos por todas as pessoas alfabetizadas.

Isso favoreceu a criação de diversos estilos artísticos importantes. No entanto, no mundo ocidental, a caligrafia foi deixada de lado por um tempo com a invenção da prensa de Guttemberg. Isso aconteceu já que a prensa favorecia a velocidade da criação dos livros, que não precisavam mais serem escritos à mão.

Contudo, as técnicas de caligrafia e da boa letra sempre foi algo valorizado. Uma prova disto são os inúmeros cadernos de caligrafia que existiram durante muito tempo. 

Esse trabalho é bastante requisitado na criação de convites para festas importantes, criação de tipografia, propagandas e até mesmo a criação de objetos de decoração exclusivos.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.