É a que vimos anteriormente. Robert Efron testou essa teoria em 1963, no Hospital dos Veteranos, em Boston. Ele descobriu que a informação chega por duas vias diferentes, e que o lobo temporal do hemisfério esquerdo do cérebro é o responsável por classificar as informações que chegam. Segundo sua teoria, essas duas informações chegam com atraso mínimo, de milissegundos. A primeira informação segue direto, mas a segunda costuma passar antes pelo hemisfério direito. Se algo acontece no caminho e atrasa a chegada, temos a sensação de déjà vu.
Essa é outra que possui embasamento científico. Proposta por Sigmund Freud, implica que o déjà vu é resultado de desejos reprimidos ou de experiências muito estressantes que, por algum motivo, as pessoas não aceitem como memória regular. Foi bastante utilizada no século XX, e recebeu o nome de paramnésia. No entanto, por falta de provas concretas, essa teoria acabou sendo deixada um pouco de lado.
De acordo com a parapsicologia, todos os seres humanos têm o poder de prever o futuro. Mas esse conhecimento requer tempo e habilidade, e algumas pessoas passam até 50 anos para “desenvolver” esse poder. O déjà vu entra como um alerta de que a pessoa nasceu com uma maior facilidade de ver além da realidade, e quando acontece, é sinal de que o indivíduo está com as habilidades no máximo.
Baseada na teoria do Gato de Schrodinger, que afirma que o universo não é uni, mas sim multi, formado por diversas partículas subatômicas, algumas pessoas utilizam da física quântica para explicar o déjà vu. Nesse multiuniverso, nossas escolhas de sim ou não aconteceriam em duas partes distintas, e co-existiriam dos dois modos. O déjà vu ocorreria quando as consequências de ambas escolhas se encontrassem no mesmo aspecto.
Em um fórum da internet, alguém fissurado no filme Matrix e em jogos, dispôs essa teoria. De acordo com ela, a vida seria como um game. Você está jogando e salva o progresso. Mas mesmo depois disso, resolve continuar o jogo. No entanto, em um momento você perde e resolve dar um loading (recarregar) no game para voltar para onde salvou. O déjà vu seria o checkpoint da vida. Sempre que voltamos ao ponto de salvamento do jogo e recomeçamos, seríamos tomados pela sensação de já ter visto ou vivido tal situação.