Idade Contemporânea

Descolonização da Ásia

O contexto do processo de descolonização da Ásia se dá quase que simultaneamente ao da Segunda Gurra Mundial, um dos maiores conflitos armados da história. Ao fim da Segunda Guerra, quando se inicia a Guerra Fria, o capitalismo, encabeçado pelos Estados Unidos e o socialismo, liderado pelos Soviéticos tinham grandes pretensões de expandir seus domínios e disseminar suas ideologias e doutrinas para outros territórios. Esses sistemas viram naquele momento uma oportunidade para atingir seus objetivos, e prestaram apoio a várias colônias que queriam se tornar independentes.

Descolonização da Ásia

Imagem: Reprodução

As colônias asiáticas alcançaram sua independência em datas próximas, formando quase que uma onda de libertação no continente asiático e quebrando o longo domínio europeu sobre seus territórios, defendendo seus interesses e suas crenças.

Resumo sobre a descolonização da Ásia

Apesar das dificuldades o continente asiático conseguiu se sobrepor a dominação Européia e fazer-se independente, com apoio de capitalistas e socialistas, várias colônias se libertaram e  puderam seguir com suas próprias culturas e sistemas de sociedade.