Descubra o que é um Truste e alguns termos relacionados a ele

Truste é a fusão de várias empresas. A ideia é formar um monopólio em determinada área de produtos e serviços. Apesar da união, cada empresa continua a manter a sua autonomia, embora o objetivo seja acabar com a livre concorrência.

Há os trustes verticais nas quais as empresas dominam várias unidades produtivas. Por exemplo, uma indústria de calçados, onde cada unidade produz uma parte do processo produtivo até o produto final. Portanto, uma unidade coletaria o couro, outra prepararia a borracha para os solados, outra faria somente o corte e costura etc.

Já os trustes horizontas é quando somente um produto é feito pelas empresas unidas, como por exemplo a união de fábricas de refrigerantes.

Conheça outros termos relacionados ao truste

Descubra o que é um Truste e alguns termos relacionados a ele

Foto: depositphotos

Capitalismo

O truste é resultado do capitalismo, que nada mais é do que o sistema econômico vigente em todo o mundo. Ele baseia-se em uma economia de livre mercado que distribui produtos por meio da oferta, demanda, preço e investimentos. As transações partem do princípio de adquirir fins lucrativos para os donos das empresas.

Monopólio

É considerado uma concorrência imperfeita, quando uma única empresa detém o conhecimento e comercialização de um bem ou serviço.

Oligopólio

É bem parecido com o monopólio. Entretanto, parte de um grupo de organizações ou até governos que detêm o domínio da comercialização de produtos ou serviços.

Cartel

Geralmente considerado ilegal, o cartel é um acordo entre empresas concorrentes para fixar preços ou dividir mercados de atuação. A ideia é eliminar a concorrência e obter maiores lucros.

Holding

É uma forma de sociedade que administra um conglomerado de empresa. A administração da holding é feita por quem tem mais ações das empresas que participam do grupo. A ideia é melhorar o lucro de todas as empresas que fazem parte da holding.

Dumping

Essa é uma prática considerada ilegal. É um meio que empresas encontram de se unirem e venderem seus produtos e/ou serviços a um preço muito abaixo do mercado de outro país. O propósito é eliminar os concorrentes no país para depois aumentar o preço depois.

Intervencionismo

O intervencionismo estatal acontece quando o Estado, como o próprio nome já diz, interfere na economia do país. Isso ocorre por vários motivos: o principal é regular o mercado e fazer com que a economia se estabilize. Quando o governo estabelece um salário mínimo, isso é um exemplo de intervencionismo. Quando ele sobe os juros, também.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.