, ,

Descubra onde ficam as 7 maravilhas do mundo moderno

Esta seleção foi feita a partir de votação promovida pela organização suíça “New Open World Corporation”

Neste artigo, você conhecerá quais são as Sete Maravilhas do Mundo, especificamente quais as maravilhas do mundo atual. Saberá ainda o que é a oitava maravilha do mundo, e quais são as sete maravilhas do mundo antigo.

O mundo guarda muitas belezas, sejam elas artificialmente criadas pelo homem ou naturais. Existem categorizações para eleger quais são as mais bonitas dentre todas, elencando-as em um sistema com as sete maravilhas do mundo natural, as sete maravilhas do mundo contemporâneo, as sete maravilhas do mundo moderno, as sete maravilhas do mundo antigo, as sete maravilhas do mundo medieval, dentre outras.

Quais são e onde ficam as sete maravilhas do mundo moderno e atual?

As Sete Maravilhas do Mundo Atual (Novas Maravilhas do Mundo) foram escolhidas a partir de votação promovida pela organização suíça “New Open World Corporation”, quando se escolheu, dentre outras:

Coliseu de Roma, Itália

Coliseu romano, na Itália

A construção data do anos 70 d. C. (Foto: depositphotos)

Uma construção do ano 70 d.C. O Coliseu é também conhecido como “Anfiteatro Flaviano”, e está localizado na capital da Itália, que é Roma. O Coliseu é o maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o qual consiste em um anfiteatro de enormes dimensões, onde se realizavam combates entre gladiadores ou ainda onde os guerreiros lutavam contra animais selvagens, uma forma de entretenimento apreciada pelas pessoas da época.

Veja também: 11 principais cidades da Itália para turismo

Chichén Itzá, México

Chichén Itzá, no México

A cidade era um importante polo urbano da civilização Maia (Foto: depositphotos)

Uma construção do ano 600 que está localizada em Tinum, no estado de Yucatán, México. É uma cidade construída pelos maias, povo que habitou a região, sendo que a cidade era um importante polo urbano daquela civilização. No local, existem vários templos, como o Templo dos Guerreiros, o observatório “El Caracol”, Templo de Kukulcán, “La Iglesia”, dentre muitas outras construções e monumentos que retratam a história da época.

Machu Picchu, Peru

Machu Picchu, no Peru

Machu Picchu também é conhecida como a cidade perdida dos Incas (Foto: depositphotos)

É uma construção que está em Cusco no Peru, e que denota dos anos de 1438. Essa cidade é também conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, a qual foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, por conta da expressividade de suas construções, bem como das histórias e místicas que envolvem o local. Muitas pessoas planejam a vida toda para conhecer este local, porque sentem que ele os aproxima de suas origens, é um ambiente cheio de mistérios e com uma energia bem especial.

Cristo Redentor, Brasil

Cristo Redentor, no Brasil

(Foto: depositphotos)

Colocando o Brasil no grupo dos países que abrigam uma das maravilhas modernas do mundo, temos o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A estátua brasileira é uma representação de Jesus Cristo, a qual está localizada no topo do morro do Corcovado. Ela foi criada no ano de 1931, e é visitada por turistas do mundo todo.

Muralha da China, China

Muralha da China

A muralha foi construída em 221 a.C. (Foto: depositphotos)

Também conhecida como a Grande Muralha da China, construída em 221 a.C. Esta muralha consiste em uma construção de fronteiras históricas no norte da China, a qual servia para proteger os Estados e impérios chineses contra as invasões de vários grupos.

Veja tambémEstátua da liberdade: a escultura mais pesada do mundo

As Ruínas de Petra, Jordânia

Ruínas de Pedra, na Jordânia

Petra também é conhecida como a Cidade Rosa, devido a cor das pedras (Foto: depositphotos)

As quais são também uma das grandes maravilhas do mundo, estando localizadas na Jordânia, no Oriente Médio. As ruínas formam uma importante região arqueológica, com uma arquitetura toda detalhada e templos que atraem turistas do mundo todo.

Taj Mahal, Índia

Taj Mahal, na Índia

Esse monumento é considerado como uma grande prova de amor (Foto: depositphotos)

O Taj Mahal é uma construção do ano de 1632, o lugar é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A construção é basicamente um suntuoso mausoléu, o qual foi feito em mármore branco em homenagem a mulher do imperador Shan Jahan, quando esta faleceu.

Cataratas fazem parte?

As Cataratas do Iguaçu, apesar de sua grande beleza e expressividade turística, não fazem parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, as quais são todas construções humanas. No entanto, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas como uma das Sete Maravilhas da Natureza. Essa homenagem foi recebida após um concurso internacional promovido pela Fundação “New Seven Wonders” no ano de 2011.

Sete Maravilhas da Antiguidade

Já houve outras maravilhas do mundo, como as Sete Maravilhas da Antiguidade, as quais eram a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Ártemis, o Farol de Alexandria, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes e ainda as Pirâmides de Gizé.

Maravilhas da Idade Média

Existe uma categorização que trata apenas das maravilhas da Idade Média, as quais são: Stonehenge, o Coliseu de Roma, Catacumbas de Kom el Shoqafa, a Torre de Porcelana de Nanquim, a Muralha da China, a Torre de Pisa e ainda a Basílica de Santa Sofia.

As maravilhas do mundo natural

A eleição das Sete Novas Maravilhas da Natureza reconheceu no Brasil além da Cataratas do Iguaçu também a Floresta Amazônica, juntamente com a Baía de Ha Long no Vietnã, ainda a Ilha Jeju na Coreia do Sul, Komodo na Indonésia, bem como o Rio Subterrâneo Puerto Princesa nas Filipinas e a Montanha da Mesa na África do Sul. Esse prêmio escolhe as mais lindas paisagens naturais existentes no globo, e para o Brasil, ter dois destes lugares em seu território é um grande reconhecimento e privilégio.

O que é a oitava maravilha do mundo?

O conceito de oitava maravilha do mundo é bastante disseminado no sentido de dizer que alguma coisa não se enquadrou na categoria das sete maravilhas, mas que é tão linda e expressiva como aquelas.

Portanto, neste sentido, existiriam muitos locais que poderiam ser considerados como a oitava maravilha. As maravilhas do mundo são escolhidas diante de uma lista bem maior de opções, assim, existem muitos outros lugares do mundo que mereceriam ser premiados. A UNESCO faz isso quando atribui prêmios como o de patrimônio da humanidade. Assim, não existe um local específico que seja a oitava maravilha, sendo mais uma expressão comum esse conceito.

Conclusão

Neste artigo, foram analisadas as Sete Maravilhas do Mundo, abarcando quais as maravilhas do mundo atual, bem como o que é a oitava maravilha do mundo, e quais são as sete maravilhas do mundo antigo.

Foram abordadas também as sete maravilhas do mundo natural, bem como as sete maravilhas do mundo contemporâneo.

Uma dúvida que muitas pessoas têm sobre se as Cataratas do Iguaçu são também uma das maravilhas foi analisada, já que estas são parte das maravilhas da natureza. As maravilhas do mundo são escolhidas pelas pessoas através de votação, amparadas por instituições de pesquisa que analisam os dados. A categorização das maravilhas pode mudar ao longo do tempo, como já aconteceu, porque existem muitos belos lugares que poderiam ser considerados como maravilhas, sejam eles naturais ou construídos pelo homem.

Referências

» CAMARGO, Renata; ANTUNES, Valquíria Daniele Casanova. Universidade Federal do Paraná. As maravilhas do mundo Antigo. Disponível em: < https://petfarmaciaufpr.files.wordpress.com/2009/08/as-maravilhas-do-mundo-antigo.pdf>. Acesso em 11 jul. 2018.

» Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/>. Acesso em 11 jul. 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).