,

Descubra quais são os idiomas oficiais da ONU e por que foram escolhidos

São seis línguas estrangeiras: chinês, inglês, russo, francês, espanhol e árabe. Determinação estabelecida na Carta da ONU, documento de fundação do grupo

No dia 24 de outubro de 1945 surgia no mundo uma organização internacional que tinha como propósito trabalhar para estabelecer a paz no mundo. Chamada de Organização das Nações Unidas, ou simplesmente ONU, a instituição conta com países que se reuniram de forma voluntária e com o objetivo de restabelecer a união do mundo.

Assim que foi criada, a ONU estabeleceu idiomas oficiais que são utilizados nas reuniões oficiais, para produzir os documentos da organização e na produção de conferências.

São seis línguas estrangeiras: chinês (mandarim), inglês, russo, francês, espanhol e árabe. Esta determinação está estabelecida na Carta da ONU, o documento de fundação da Organização.

Os seis idiomas oficiais da ONU

Descubra quais são os idiomas oficiais da ONU

Foto: depositphotos

Chinês

O mandarim é a variação da língua chinesa mais falada no mundo todo, tendo em vista a superpopulação da China. É também uma das línguas faladas dentro dos eventos e na parte organizacional da ONU, devido a sua influência nos demais países.

Espanhol

Com mais de 332 milhões de adeptos, o Espanhol também foi adotado como língua oficial da ONU. Falado em boa parte da América Latina, esse idioma é também um dos mais falados no mundo inteiro. Por sua força internacional, foi introduzido na organização.

Inglês

A força da língua inglesa é incontestável, principalmente quando o assunto é sobre os países com maiores influências culturais, como Estados Unidos e Inglaterra. Além do poderio cultural, o inglês é importante por ser o idioma oficial de nações que são poderosas em aspectos econômicos, políticos, científicos etc.

Francês

Existem mais de 72 milhões de falantes da língua francesa. Portanto, trata-se de um dos idiomas com maior difusão no mundo. Apesar de atualmente o interesse por aprender esta língua ter diminuído, na época da criação da Carta da ONU, o francês teve uma influência como a que o inglês possui hoje em dia.

Russo

Israel, Mongólia e Rússia são alguns dos países que adotaram o russo como idioma dos seus habitantes. Ao todo são 170 milhões de falantes desta língua, devido a influência em 1945 ela foi introduzida na organização como oficial.

Árabe

Apesar de pouco difundido no mundo todo, o Árabe é um importante idioma, principalmente, no Oriente. Por esta razão, foi adotado pela ONU como uma das línguas oficiais da organização.