Principais poetas brasileiros. Descubra quem são

A poesia brasileira tem grandes notáveis que produziram uma extensa e bela obra dos mais variados estilos. Do Parnasianismo ao Modernismo, passando pelos poetas românticos e os simbolistas, a identidade brasileira pôde ser expressa em versos com excelência.

A arte lírica, carregada de subjetividade, ocupa um importante espaço na literatura de nosso país, sendo, portanto, essencial conhecermos um pouco mais da obra dos principais poetas brasileiros.

Principais poetas brasileiros

Considera-se que a poética brasileira teve início com os versos de cunho religioso de José de Anchieta. A partir daí, os leitores puderam deleitar-se com poemas que traduziam as emoções do sujeito, tratavam dos dilemas da vida e de problemas sociopolíticos. Confira a seguir alguns dos principais poetas e poetisas da história do Brasil:

Adélia Prado

A mineira nascida em Divinópolis recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Poesia, em 1978, por “O Coração Disparado”. Sua poética destaca-se pela temática feminina.

Augusto dos Anjos

Conhecido por suas inovações temáticas e de estilo, o jovem Augusto dos Anjos nutria certa obsessão pela morte. Teve apenas um livro publicado em vida, intitulado “Eu”.

Carlos Drummond de Andrade

Descubra quem são os principais poetas brasileiros - Carlos Drummond de Andrade

Foto: Reprodução/EBC

Poeta, contista e cronista brasileiro, o mineiro Carlos Drummond de Andrade produziu uma extensa obra poética, sendo um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Dentre as suas obras destacam-se os seguintes títulos: “Alguma Poesia”, “Sentimento do Mundo”; “José”, “A Rosa do Povo”, “Quadrilha”, “Claro Enigma” e “Amar se Aprende Amando”.

Castro Alves

As poesias mais conhecidas de Castro Alves são marcadas pelo combate à escravidão e, por isso, ficou conhecido como “Poeta dos Escravos”.  Dentre as suas obras destacam-se “O Navio Negreiro”, “Espumas Flutuantes”, “A Cachoeira de Paulo Afonso”, “Os Escravos” e “Tragédia no Mar”.

Cora Coralina

Considerada uma das mais importantes escritoras do Brasil, “a poeta do cerrado” teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha completado quase 76 anos de idade. Dentre as suas obras destacam-se “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais” e “Meu Livro de Cordel”.

Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa, mais conhecido como Cruz e Sousa, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil. As suas obras mais conhecidas são: “Broquéis”, “Missal”, “Tropos e Fantasias”, “Evocações”, “Últimos Sonetos”, “O Livro Derradeiro” e “Dispersos”.

Hilda Hilst

Hilda Hilst foi uma poetisa, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. Dentre a sua produção literária destacam-se “Presságio”, “Balada de Alzira”, “Roteiro do Silêncio”, “Do Desejo”, “Do Amor”, “Amavisse” e “Bufólicas”.

Manoel de Barros

Cronologicamente pertencente à Geração de 45, mas formalmente ao pós-Modernismo brasileiro, o poeta nascido em Cuiabá foi apontado por Carlos Drummond de Andrade como o maior poeta brasileiro vivo. Foi vencedor do Prêmio Jabuti nos anos de 1990 e 2002, com as obras “O guardador de águas” e “O fazedor de amanhecer”.

Manuel Bandeira

Um dos grandes destaques do modernismo brasileiro, Manuel Bandeira destacou-se com obras como “Libertinagem”, “Estrela da Manhã”, “Estrela da Vida Inteira”, “Carnaval”, “O Ritmo Dissoluto” e outros.

Paulo Leminski

O poeta curitibano produziu uma extensa obra poética, da qual podemos destacar “Distraímos Venceremos”. Outros títulos importantes incluem “Quarenta Clics em Curitiba”, “Não fosse isso e era menos/não fosse tanto e era quase”, “Caprichos e Relaxos”, “Toda Poesia” e “La Vie em Close”.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.