Dia da Escola: origem e aspectos gerais dessa data

A data surgiu para celebrar a importância dessa instituição para todos, estudantes, professores e sociedade em geral

O Dia da Escola é comemorado no dia 15 de março. A data surgiu para celebrar a importância dessa instituição para todos, estudantes, professores e sociedade em geral. É na escola que as crianças intensificam a convivência social e aprendem normas e regras fundamentais para o seu desenvolvimento como seres humanos.

Entretanto, vale salientar que a escola não é só feita para crianças, mas para pessoas de todas as idades que querem abrir as portas para um mundo de oportunidades. A comunidade também deve contribuir e frequentar as escolas, pois somente em conjunto poderemos alavancar os índices de educação do nosso país.

Como surgiu a primeira escola no Brasil?

Oficialmente, as primeiras escolas brasileiras nasceram da iniciativa dos padres jesuítas que chegaram às terras tupiniquins logo após a colonização pelos portugueses. Todo o ensino formal ficava por conta da igreja católica.

Dia da Escola: origem e aspectos gerais dessa data

Foto: depositphotos

O primeiro centro de ensino foi fundado em 1549, na cidade de Salvador, Bahia. Tendo como incentivador o padre Manuel da Nóbrega e o jesuíta Rijo Rodrigues.

Logo em seguida, foi a vez de São Paulo. O religioso Leonardo Nunes construiu um pavilhão de taipa e deu o ponta pé inicial para uma escola de ensino primário. Somente quatro anos depois é que a cidade ganharia um colégio de alvenaria. Portanto, a história das primeiras escolas construídas no Brasil foi desta forma, com o vigor dos missionários e a disponibilidade dos nativos.

Como nasceu o primeiro professor?

No Brasil, podemos dizer que o primeiro professor oficial foi o padre jesuíta José de Anchieta. Ela utilizava uma pequena sala para celebrar missas e lecionar em Salvador, Bahia. Porém, a origem da docência vem de milhares de anos atrás, ainda na Grécia Clássica. Os filósofos gregos são considerados os primeiros professores, pois assim desempenhavam a função de ensino e doutrina em Esparta e Atenas.

O pedagogo também nasce aí, quando um escravo levava a criança até um instrutor físico, conhecido por pedótriba. Ainda na origem grega, encontramos o gramático ou didáscalo, cuja missão era ensinar em qualquer lugar público, como ruas, praças, auditórios, etc.

Qual é a origem Dia do Professor?

Oficialmente, se comemora o Dia do Professor todo dia 15 de outubro desde 1963. Entretanto, essa celebração teve início em 1933 quando o Instituto de Educação Carioca queria homenagear o docente Everaldo Backheuser.