,

Dia da Terra: saiba o que representa e a data exata

No calendário mundial algumas comemorações servem para alertar as pessoas. Um deles é o Dia da Terra. Celebrado em 22 de abril, essa data tem por finalidade trazer à tona o debate sobre a preservação dos recursos do nosso planeta.

Veja neste artigo a história da criação do Dia da Terra, o que ele representa e sugestões de atividades para comemorar a data na escola ou no trabalho. Além disso, propormos alguns modelos de texto para lembrar essa data importante. Confira tudo agora.

Dia da Terra: história da criação

Você sabe que existe dia para praticamente tudo: pai, mãe, namorados, meio ambiente entre outros. Entretanto, poucas pessoas sabem que existe um dia específico para celebrar o planeta onde vivemos. É o Dia da Terra.

Comemorado no dia 22 de abril, ele nasceu em 1970, graças à mobilização de ativistas ambientais nos Estados Unidos. A ideia de conclamar por mais atenção ao nosso planeta partiu de um político, o senador norte-americano Gaylord Nelson.

Duas crianças segurando o planeta Terra

Esta data é comemorada desde 1970 (Foto: depositphotos)

Esse político foi o responsável por unir entidades e pessoas interessadas em debater sobre o futuro da terra. Para isso, conseguiu juntar universidades, escolas e moradores para pedir por mais atenção para o mundo.

E esse debate nacional teve seus frutos. O primeiro deles foi a criação por parte do governo americano de criar a Environmental Protection Agency, a Agência de Proteção Ambiental. Com ela, algumas leis importantes passaram a vigorar.

Era o início de um amplo debate que vigora até hoje sobre a responsabilidade dos homens, empresas, governos e instituições sobre a preservação do planeta Terra e pelas melhores condições de vida dos seus habitantes. O dia 22 de abril foi oficializado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, e abre oficialmente as semanas dedicada a temas colecionados, já que dia 5 de junho é Dia do Meio Ambiente.

Veja também: Dia mundial do meio ambiente: 5 de junho

ONU alerta para os perigos que rondam a terra

Todo dia 22 de abril, Dia da Terra, a Organização das Nações Unidas, faz campanhas, movimentos e alertas para chamar atenção da preservação dos nossos recursos naturais.

Segundo o próprio site das Nações Unidas, essa data é sempre Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner nas comemorações de 2013: “o Dia da Mãe Terra ressalta as faces das mudanças climáticas, um importante exercício de sensibilização, uma vez que diversas nações prometeram entrar em acordo para um novo e inclusivo tratado da ONU para lidar com o aparentemente inexorável acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera e todos os riscos crescentes para países e comunidades do planeta”.

Ban Ki-moon, outra personalidade importante da ONU, destacou também no site oficial da instituição, que “quando ameaçamos o planeta, destruímos nossa única casa – e nossa sobrevivência futura. Neste Dia Internacional, renovemos os nossos compromissos de honrar e respeitar a Mãe Terra”.

Atividades para fazer no Dia da Terra

Não podemos deixar um dia tão relevante quanto o Dia da Terra passar em branco, afinal essa data só faz sentido quando celebrados juntos, seja no trabalho ou na escola. Pensando nisso, veja algumas ideias de atividades que as pessoas fazem no Dia da Terra.

Dia da Terra na escola

Plantar árvores: reúna as crianças, adolescentes, jovens ou equipe pedagógica para plantar árvores. Essa ação vai fazer um bem enorme ao planeta, além de chamar atenção da comunidade que irá receber essas mudas.

Limpe um ambiente coletivo: juntar toda as turmas para fazer uma ação de limpeza de um espaço coletivo é uma boa ideia para lembrar o Dia da Terra. Escolham uma praça próxima à escola e iniciem o trabalho de limpeza.

Dia da Terra no trabalho

Palestra: dar um tempo da rotina estressante do trabalho é a missão dos gestores do Dia da Terra. Atrelado a isso, nada mais justo do que discutir as implicações das ações do homem no planeta Terra por meio de uma palestra bem leve e atrativa.

Veja também: O que é o Ibama? O que faz e como funciona

Fazer uma horta: muitos adultos nem sabem de onde vêm as suas comidas. Para lembrar a importância do planeta terra, que tal juntar a equipe do trabalho e desenvolverem uma horta? É uma forma saudável e criativa de rememorar o Dia da Terra.

Grupos de estudantes plantando árvore

Plantar árvore pode ser uma das ações adotadas por escolas e empresas (Foto: depositphotos)

Carta da Terra

A Carta da Terra é um documento produzido para ser lido no Dia da Terra. Ela está publicada no site oficial do Ministério do Meio Ambiente brasileiro.

De acordo com esse órgão, “devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações”.

É o próprio MMA que divulga em seu site a Carta da Terra, cujos princípios você tomará conhecimento agora. Atente que esse é um material importante para você compor as atividades do Dia da Terra, em qualquer ambiente.

16 princípios da Carta da Terra

  1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade;
  2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor;
  3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas;
  1. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações;
  2. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida;
  1. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução;
  2. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário;
  1. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido;
  1. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental;
  2. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável;
  1. Afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas;
  1. Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias;
  2. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões, e acesso à justiça;
  1. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável;
  2. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração;
  3. Promover uma cultura de tolerância, não violência e paz

Veja também: Crianças brasileiras se preocupam menos com o meio ambiente

Textos e frases para usar no Dia da Terra

Para celebrar o Dia da Terra, você pode chamar a atenção das pessoas em suas redes sociais por meio de um texto relevante ou com frases de impacto. Montamos uma seleção incrível de sugestões para você usar seja em um trabalho escolar, universitário ou até mesmo em um comunicado no seu trabalho ou convite para uma mobilização no Dia da Terra. Veja.

“O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais”. (John Kennedy)

“O maior desafio tanto no nosso século, quanto nos próximos, é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna – o relacionamento dos seres humanos com a natureza”. (Mikhail Gorbachev)

“Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens está além do nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com esta loucura”. (Richard Gere)

“Os homens são miseráveis, porque não sabem ver, nem entender os bens que estão ao seu alcance”. (Pitágoras)

“Olha a terra a tua volta, deita-te no chão e sente o coração do planeta a bater”.(Paulo Coelho)

“Se não deixarmos o planeta Terra melhor para os que virão depois de nós, quando daqui partimos, de nada adiantou a nossa vinda a esse planeta”. (Damião Maximino)

“Salve o planeta. Afinal, ele é o único que tem cerveja”. (Charlie Harper)

“O ser humano continua fadado a destruir sua própria espécie, e aos poucos arruinando seu próprio lar”. (Yoman Ceifeiro)

“Uma civilização que dispõe o próprio planeta que a sustenta e os seres que o habitam, como bens descartáveis, não escapa da conclusão de que vê a si mesma como lixo”. (Arnaldo Albarelli)

“O nível da poluição ambiental no planeta é igualada a burrice dos homens”. (Edy Gahr)

“A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças ao planeta”. (Stephen Hawking)

“Acredito que os loucos ainda irão salvar o planeta, pois só os loucos preservam a natureza”. (Jonathan Willian)

“Não temo nossa extinção. O que realmente temo e receio é que o ser humano arruine o planeta antes da sua partida”. (Loren Eiseley)

“Não espere cair a última folha, secar a última gota, soprar o último vento, pôr o último sol, pra perceber que é preciso cuidar agora do nosso planeta”. (Daniel Sant’Ana Leite)

Dia da Terra: motivos para celebrar

O intuito do Dia da Terra é lembrar aos homens o quanto é importante cuidar do nosso planeta. E não só do ponto de vista ambiental, pois para isso já existe o Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Quando se fala em Dia da Terra é fundamental tratar também das condições de vida na terra, sobretudo, das pessoas mais carentes. Lutar por equidade de vida, como cita a Carta da Terra, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, é crucial para que esse dia seja completo.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.