,

Origem e significado do Dia do Teatro Acessível

A data foi criada para divulgar a cultura através das artes cênicas, tendo como mote a acessibilidade

Foi sancionada pelo presidente da república no último dia 9 de setembro (sábado) de 2017, uma lei ordinária instituindo que todo dia 19 de setembro passasse a ser a data nacional do Dia do Teatro Acessível. A ideia de criar a data comemorativa surgiu em uma campanha que começou a ser feita em 2011.

O objetivo dos criadores da campanha era criar uma data para ajudar a divulgar a cultura através das artes cênicas, tendo estar que utilizar práticas de acessibilidade física e comunicativa, a fim de não excluir a parcela deficiente da população.

Origem do Dia do Teatro Acessível

A campanha “Teatro Acessível: arte, prazer e direitos”, foi idealizada pela organização não governamental (ONG) Escola de Gente, que vem desde 2002 transformando políticas públicas em políticas inclusivas para que pessoas com ou sem algum tipo de deficiência, possam exercer seus direitos humanos desde pequenos.

A data foi criada para divulgar a cultura através das artes cênicas, tendo como mote a acessibilidade

A ideia de criar a data surgiu em uma campanha (Foto: depositphotos)

O objetivo da campanha é o de garantir autonomia e participação de pessoas com qualquer tipo de deficiência, mobilidade reduzida, baixo letramento (não confundir com analfabetismo) e outras condições que venha a excluir socialmente da vida cultural, um determinado indivíduo.

Veja também: O que é uma storytelling

Para combater esse mal, o Teatro Acessível percorre todo o Brasil e leva cultura para crianças, adolescentes e jovens, através de peças de teatro gratuitas que são feitas de uma maneira que seja acessível para seu público.

A causa ganhou a simpatia de várias personalidades, como os atores Diogo Vilela, Bel Kutner e Tiago Abravanel; que gravaram um vídeo, que possui vários recursos como legendas, descrição e libras, sobre a campanha.

Escola de Gente

Tendo o início de suas atividades em 2002, sob o lema “Todos os direitos para todas as crianças”, a Escola de Gente foi criada pela jornalista Claudia Werneck, mãe da atriz, apresentadora e comediante Tatá Werneck.

Veja tambémTeatro medieval

Desde a sua criação, a ONG atua em duas áreas estratégicas: a comunicação pela inclusão e a comunicação pelo direito à inclusão.

Além dos espetáculos gratuitos, a Escola de Gente também atua na qualificação de mídia e formadores de opinião através de Manuais de Mídia Legal, que são distribuídos gratuitamente; além de oferecer cursos para empresas, instituições e capacitar jovens a fim de que o conceito e a prática de inclusão sejam multiplicados.

Parceria com a Globo: quem aí já viu a nossa campanha pelo teatro acessível na TV?Como parte das comemorações do Dia Nacional do Teatro Acessível, em 19 de setembro, estamos com uma campanha nos intervalos da emissora. Tá muito legal!Os/as parceiros/as foram fundamentais! A locução é da atriz Tata Werneck, o roteiro do Beto Werneck, a gravação da Traquitana Filmes e edição da Digigraph. Ah! É tão óbvio pra gente que acabamos esquecendo de contar: o filme tem todos os recursos de acessibilidade. Por isso, você pode divulgar para todas as pessoas – com ou sem deficiência.O filme foi feito graças à MRS Logística, patrocinadora da 2ª Mostra de Teatro Acessível, e a parceiros como ANPR – Associação Nacional dos Procuradores da República, Fundação Pedro Jorge, White Martins – Praxair, Associação Nacional do Ministério Público de Contas – Ampcon e Ministério da Cultura.

Posted by Escola de Gente – Comunicação em Inclusão on Thursday, September 28, 2017

Dia Nacional do Teatro Acessível

O projeto de lei para transformar o dia 19 de Setembro, no Dia do Teatro Acessível, foi uma proposta dos deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A criação da data tem como objetivo reforçar a divulgação da causa, já que a inclusão social e cultural ainda não é vista como algo tão importante.

Tramitando entre as casas legislativas (Senado Federal e Câmara dos Deputados) desde 2011, o projeto de lei foi transformado em lei ordinária e posto em vigor no dia 9 de setembro de 2017; 10 dias antes da data em questão.

Veja tambémO que é e qual a diferença entre protagonista e antagonista