Dia Mundial da Água: 22 de março [saiba tudo!]

Você sabia que existe uma data dedicada para a comemoração deste elemento tão importante para nossa vida? O Dia Mundial da Água é celebrado todos os anos no dia 22 de março.

Esta data tão significativa foi criada pela Organização das Nações Unidas-ONU e tem como objetivo a conscientização das pessoas para a necessidade de preservação deste recurso natural .

A preocupação em relação a água nem sempre esteve presente nas discussões humanas, de modo que o recurso foi por muito tempo utilizado de forma negligenciada.

Mãos estendidas para chuva

O Dia Mundial da Água visa conscientizar sobre o uso desse recurso (Foto: depositphotos)

Hoje, mesmo com todo conhecimento constituído pela humanidade e a consciência da necessidade de cuidar da água, ainda assim o recurso é usado em demasia nas atividades produtivas humanas.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre a história do Dia Mundial da Água, quem o criou e em qual contexto. Conhecerá também a importância da água para a vida dos seres existentes no planeta Terra, e como a poluição compromete a qualidade deste recurso vital.

Qual é o Dia Mundial da Água?

O Dia Mundial da Água é comemorado todos os anos no dia 22 de março. Nesta data, são realizadas manifestações, atividades e eventos com a intenção de apresentar dados sobre o uso da água no planeta Terra, gerar possíveis medidas para preservação do recurso natural e conscientizar pessoas de todas as idades sobre a responsabilidade individual e coletiva.

Quem criou o Dia Mundial da Água?

A Organização das Nações Unidas-ONU foi a idealizadora da data (Foto: depositphotos)

O Dia Mundial da Água foi definido pela Organização das Nações Unidas – ONU, com base no documento resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993. Desta forma, todos os anos a comemoração ocorre no mesmo dia no mundo todo.

A ONU já promoveu vários importantes encontros mundiais para discussão sobre a água, como é o caso da Conferência das Nações Unidas para a Água (1977), a Década Internacional de Abastecimento de Água Potável e Saneamento (1981-1990), a Conferência Internacional sobre Água e Meio Ambiente (1992) e a Cúpula da Terra (1992).

A pauta da água consta nas preocupações da ONU em relação ao mundo, de modo que nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, há um que trata da questão da água, que é o número 6, onde se lê: “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Juntamente com o Dia Mundial da Água, foi também criado um documento oficial da Organização das Nações Unidas-ONU, onde as seguintes medidas foram dispostas, as quais são chamadas de “direitos da água”:

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente cada povo, nação cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como é a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água será manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra”.

Frases sobre o Dia Mundial da Água

Existem muitas frases legais sobre o Dia Mundial da Água, as quais embasam trabalhos e são formas de conscientização. Algumas delas são:

Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca” (autoria desconhecida).

Nós nos esquecemos que o ciclo da água e o ciclo da vida são, na verdade, um só” (atribuído à Jacques Yves Cousteau).

Só nos damos conta do valor da água quando ela não cai ao abrirmos a torneira! Não se polui somente um rio. Prejudica-se toda a vida” (autoria desconhecida).

Em um mundo onde as demandas de água doce estão crescendo continuamente e onde os recursos hídricos limitados são cada vez mais desgastados por excesso de captação, poluição e mudanças climáticas, negligenciar as oportunidades decorrentes da gestão melhorada de águas residuais é nada menos que impensável” (Relatório das Nações Unidas sobre
Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2017). Sobre o reaproveitamento da água, evitando desperdícios.

Imagens do Dia Mundial da Água

Existem imagens muito boas sobre o Dia Mundial da Água, e sobre a importância deste recurso para as variadas formas de vida do planeta Terra, como estas:

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Objetivo dessa data

A água é um recurso fundamental para que haja a vida na Terra, de modo que todos os seres vivos são dependentes dela para sua sobrevivência. Por isso, há uma preocupação quanto a escassez e a poluição deste recurso.

A água é um recurso natural renovável, ou seja, entende-se que a água não venha a acabar. No entanto, o uso inadequado e sem um comprometimento socioambiental, tem o potencial de tornar escassa a água apta ao consumo.

Assim, a preocupação da ONU é de que “há uma necessidade urgente para a comunidade global – setores público e privado – de unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da água nos nossos rios, lagos, aquíferos e torneiras (Declaração da “ONU Água” para o Dia Mundial da Água 2010).

Assim, o objetivo primordial para a criação de um Dia Mundial da Água está na necessidade crescente de medidas que visem o bom uso deste recurso natural.

A ideia é a de expandir o acesso à água para populações que ainda estão excluídas desse processo; promover o uso consciente do recurso natural, seja através de ações individuais, coletivas, nas indústrias, no agronegócio e demais atividades produtivas humanas.

Importância

No ano de 2019, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a ONU emitiu um alerta muito importante de que “mais da metade da população mundial não tem acesso à água potável”. Isso significa que estas pessoas, sem acesso à água apta ao consumo humano, utilizam água contaminada e que pode ocasionar graves doenças.

Segundo a ONU, a degradação do ambiente natural e a pressão insustentável sobre os recursos hídricos globais, estão na base do uso insustentável da água por uma parcela da população. Enquanto atividades como as do agronegócio e o setor industrial utilizam água em demasia, existem pessoas no mundo que simplesmente não têm acesso à água.

Por isso, o Dia Mundial da Água é uma estratégia importante de levar para as pessoas o conhecimento sobre este recurso natural.

Consumo de água no Brasil

O Brasil é um país muito privilegiado em relação a água, com cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta. Ainda assim, este recurso não está bem distribuído pelo território nacional. Um exemplo disso é que dentre as regiões brasileiras a região Norte concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível em todo o território.

O Brasil possui importantes bacias hidrográficas e rios de destaque mundial, como o Amazonas. Além disso, a água é amplamente utilizada para geração de energia através das hidroelétricas.

Apesar da grande disponibilidade de água no Brasil, ainda há pessoas que sofrem pela escassez deste recurso essencial, como é o caso das áreas do semiárido.

A água do Brasil é utilizada da seguinte forma: agricultura (72%); consumo animal (11%); consumo urbano (9%); indústria (7%) e consumi rural (1%). Assim, nota-se que a maior parcela da água utilizada no Brasil é destinada a manutenção das atividades agropecuárias.

Quem cuida da questão da água no Brasil é a Agência Nacional de Águas-ANA, responsável pela mensuração das águas das chuvas, pela Rede Hidrometeorológica Nacional, pelos estudos sobre as águas superficiais e águas subterrâneas e também pelos reservatórios.

Curiosidades

– A atividade humana que mais consome água atualmente é a agropecuária (monocultura e criação de bovinos);

– Menos de 3% de toda água disponível no planeta Terra é de água doce, o restante é de água salgada;

– Nem toda água doce é apta ao consumo humano. Estima-se que apenas somente 0,02% desta água esteja disponível ao acesso humano (lagos e rios);

– Boa parte da água doce do mundo está contaminada, seja por elementos químicos, físicos ou biológicos;

– Acredita-se que os seres vivos não sobrevivam mais do que 3 ou 5 dias sem o consumo de água;

– O consumo adequado de água pelos seres humanos, segundo especialistas, é de pelo menos 2,5 litros ao dia;

– A falta de água causa escassez de energia nas pessoas, ressecamento da pele e até mudanças de humor;

– O consumo de água diário pelos seres humanos também deve obedecer aos limites do corpo, de modo que um excesso de água em comparação com os índices de sódio no sangue causa um problema chamado de “hiponatremia”;

– As áreas do globo mais afetadas pelos problemas hídricos são a África, a Ásia Central e o Oriente Médio, onde podem ocorrer conflitos por causa deste recurso no futuro.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1993.
  • Todos os anos ocorrem as comemorações no dia 22 de março.
  • Essa data é muito importante pois acontecem no mundo todo ações de conscientização sobre a necessidade de preservar este recurso natural essencial para a manutenção da vida no planeta Terra.
  • Acredita-se que cerca de 70% do corpo humano seja composto por água, logo, nota-se a urgência de se cuidar deste recurso, de modo que ao não se ter mais a água apta ao consumo humano, as pessoas sofreriam com doenças e até mesmo morte.

Exercícios resolvidos

1- Quando é comemorado o Dia da Água?
R: No dia 22 de março.
2- Quem criou essa data?
R: A Organização das Nações Unidas-ONU.
3- Em que ano foi criado o Dia Mundial da Água?
R: 1993.
4- Qual a finalidade dessa comemoração?
R: Promover o uso consciente do recurso natural.
5- O que acontece nessa data?
R: São realizadas manifestações, atividades e eventos com a intenção de apresentar dados sobre o uso da água no planeta Terra.
Referências

» AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Dia Mundial da Água (Artigo). Disponível em: https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/dia-mundial-da-agua-artigo.2019-03-15.6634483767. Acesso em: 12 de agosto de 2019.

» ONU Brasil. Conheça os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/. Acesso em: 12 de agosto de 2019.

» UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019. Não deixar ninguém pra trás. Resumo Executivo. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367303_por. Acesso em: 12 de agosto de 2019.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).