, ,

Disney e a história dos seus quadrinhos no Brasil

O primeiro personagem publicado no país foi o Pato Donald

A Disney tem uma história cativa com o Brasil no que se refere aos quadrinhos. Ela nasceu em 1950 quando a primeira revista foi publicada por aqui. O primeiro tema foi do Pato Donald, personagem querido, que existe desde 1934.

Neste artigo, você saberá a história dos quadrinhos Disney no Brasil, se eles existem online ou para donwload, o gibi do Mickey Mouse e outros personagens populares. Confira agora mais detalhes.

Onde surgiram os quadrinhos da Disney

A Disney é considerada uma das maiores marcas do mundo. Uma pesquisa feita pela consultoria Brand Finance, em 2016, estipulou a empresa americana no valor de 31 bilhões de dólares.

Tanto sucesso assim se deve em grande parte à existência dos quadrinhos. Tudo começou em 13 de janeiro de 1930, quando Ub Iwerks desenhou pela primeira vez o Mickey Mouse para as tiras de jornais. As histórias eram roteirizadas com ajuda de Walt Disney e finalizadas por Win Smith. Com o sucesso da produção, coube a Floyd Gottfredson continuar o projeto nos meses subsequentes.

Foi em 1930 que as tirinhas do Mickey Mouse chegaram ao Brasil

O Mickey Mouse é o personagem da Disney mais famoso (Foto: depositphotos)

Os primeiros quadrinhos nasceram em 1931 e também trazia o ratinho da Disney como personagem principal. A editora David McKay foi responsável pela publicação que era em preto e branco e tinha 62 páginas. Sua publicação era anual.

Somente em 1949 ela se tornou periódica e ganhou o formato que tem hoje. Por incrível que pareça, no seu início, os quadrinhos conquistaram mais sucesso na Itália do que nos Estados Unidos. Era o início desse modo divertido de acompanhar as peripécias dos personagens da Disney.

História dos quadrinhos da Disney no Brasil

Foi também em 1930 que as tirinhas do Mickey Mouse chegaram ao Brasil. O jornal O Tico-Tico publicava pela primeira vez as histórias do personagem, rebatizado de ‘Ratinho Curioso’.

Em 1934, o tabloide chamado de Suplemento Juvenil assumiu as publicações. A pessoa responsável por isso foi Adolfo Aizen, considerado o “pai das histórias em quadrinhos no Brasil”, segundo o site Universo HQ.

Embora esses fatos sejam considerados os primórdios das histórias em quadrinho no Brasil, foi somente em 1946 que o Brasil viu o primeiro gibi. Cujo personagem era o Pato Donald. Foram 17 edições publicadas com 32 páginas cada uma.

Quatro anos depois, a poderosa editora Abril lançava, em 1950, o gibi O Pato Donald. Era o início da história duradoura dos quadrinhos com o público brasileiro.

Veja tambémVida e obra de Mauricio de Sousa

Mickey Mouse e a história em quadrinhos

No Brasil, o primeiro personagem a ganhar as histórias em quadrinho foi o Pato Donald, porém não demorou muito para o Mickey Mouse conquistar o seu espaço.

As peripécias do ratinho inauguraram as tirinhas no Brasil, mesmo sob o codinome de ‘Ratinho Curioso’. E foi ele que que a partir de 1952, ganhou uma revista mensal, já com o nome americano: Mickey Mouse.

Poucos anos depois, outros personagens eram criados, como o Zé Cariosa em 1961; o Tio Patinhas, em 1963.

Personagens quadrinhos Disney

Já que começamos a falar em personagens dos quadrinhos da Disney, que tal nos aprofundarmos nos mais famosos por aqui?

Pato Donald

O personagem que inaugurou a era das tirinhas e, consequentemente, dos quadrinhos, foi criado em 1934. Suas características são: mal humor e azar, que ficam mais salientes quando ele aparece em histórias com o Mickey Mouse ou seus sobrinhos: Huguinho, Zezinho e Luizinho. Falaremos deles agora.

Huginho, Zezinho e Luisinho

São irmãos trigêmeos e sobrinhos do Pato Donald. Huguinho é o líder, Zezinho é o mais esperto e Luizinho é o mais criativo. Eles são identificados pelas cores dos seus bonés, como: vermelho, azul e verde, respectivamente.

Margarida

Margarida é namorada do Pato Donald. Criada em 1940 e publicada no Brasil somente em 1973. Sua personalidade é bem parecida com a do Pato Donald, sendo apenas mais delicada e sofisticada que o companheiro.

Pateta

O Pateta nasceu em 1932. Suas maiores características o tornam um dos personagens mais engraçados dos quadrinhos da Disney: desengonçado, atrapalhado, engraçado e bondoso.

Veja tambémPlataforma que usa animação é criada para auxiliar no ensino escolar 

Maga Patalójika

É também uma ave. A pata vive no universo de Patópolis, onde vive tentando roubar o Moeda N° 1 do Tio Patinhas. Ela é uma bruxa que acredita que com esse amuleto, ela será rica.

Somente em 1946 o Brasil viu o primeiro gibi dos personagens do Walt Disney

A partir de 1950, a editora Abril passou a assumir as edições dos gibis Disney (Foto: depositphotos)

Professor Pardal

O Professor Pardal era amigo de Pato Donald e Tio Patinhas. Ele é inventor famoso, mas que causa verdadeiros desastres com suas invenções. Porém, ele é amado por todos por conta do seu bom coração.

Zé Carioca

É um papagaio que nasceu em 1940. O personagem carioca foi criado pela Disney. Seu jeito é de malandro que sempre dá um jeitinho brasileiro para resolver os problemas. Ele também é um amigo do Pato Donald.

Tio Patinhas

O Tio Patinhas tem sua fortuna estimada em U$ 65.4 bilhões de dólares. Ele é o tio dos trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luizinho.

Mickey Mouse

Esse é o personagem mais famoso da Disney. Suas histórias sempre narram o duelo com os inimigos Bafo de Onça e Mancha Negra.

Minnie Mouse

Como o próprio nome já diz, essa personagem é a namorada do Mickey. Ela é uma companheira dedicada e apaixonada pelo seu par. Simpática e sempre de bem com a vida.

00-Zero

Esse personagem faz alusão ao famoso espião dos filmes 007. Porém, nos quadrinhos da Disney, ele é atrapalhado e cheio de invenções que nunca funcionam.

Gansolino

Gansolino é um personagem da Disney que é primo do Pato Donald. Contudo, suas características são opostas ao do parente próximo: ele é preguiçoso, não gosta de trabalhar e adora comer.

Lalá, Lelé e Lili

Assim como os sobrinhos do Pato Donald, Lalá, Lelé e Lili são sobrinhas da Margarida. Elas nasceram em 1953.

Veja também: Dia das crianças: brinquedo consegue ser lúdico e tecnológico

Quadrinhos Disney online

No Brasil, os quadrinhos da Disney podem ser lidos online por um sistema de streaming chamado Social Comics. Por um valor de R$ 19,90, o usuário tem acesso a mais de 2 mil histórias em quadrinhos de diferentes origens.

Da Disney são 60 histórias em quadrinhos e 12 almanaques que narram as peripécias do Mickey Mouse, Pato Donald, Zé Carioca, Pateta, Tio Patinhas e outros personagens famosos.

Para assistir os quadrinhos da Disney online é só ter assinar o pacote e ler o material do computador, notebook, tablete ou celular, pelos sistemas Android ou Apple.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.