Emirados Árabes Unidos: mapa, política e curiosidades

Os Emirados Árabes Unidos são um país constituído a partir de sete emirados, que são Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain.

Também referenciados através da sigla EAU, os Emirados Árabes Unidos localizam-se no Oriente Médio, mais precisamente no Sudoeste do continente asiático.

A política dos Emirados Árabes Unidos é representada pela figura de sete “Emir”, um para cada emirado, mais a figura do presidente e do primeiro-ministro. Há características das monarquias, embora tenha também alguns aspectos do federalismo.

Símbolos Emirados Árabes

Os Emirados Árabes Unidos são um país formado a partir de sete emirados (Foto: Freepik)

A riqueza dos Emirados Árabes Unidos é representada através das luxuosas construções, sobretudo em Dubai, com arranha-céus como o Burj Khalifa Bin Zayid.

Emirados Árabes Unidos: quem são

Os Emirados Árabes Unidos – EAU – são um país formado a partir de sete emirados, sendo eles: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain. Cada um destes emirados representa uma família monárquica local.

Os Emirados Árabes possuem uma população de mais de 10 milhões de habitantes, onde 70% destes são homens. Algumas das principais cidades dos EAU são Dubai, Abu Dhabi, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e ainda Fujeira.

Os Emirados Árabes Unidos ficam na planície costeira, onde estão presentes dunas de areia desérticas. A costa do país é mais úmida, enquanto a porção central é bastante seca, caraterizada por um clima árido.

Os solos são geralmente pobres em nutrientes e a vegetação que se desenvolve é escassa e adaptada às condições de aridez e calor.

Onde fica?

O continente onde está localizado o país denominado de Emirados Árabes Unidos é a Ásia. Os Emirados Árabes Unidos possuem um território de 83.600 km² de extensão, onde Abu Dhabi é a capital da ilha.

A localização dos EAU é na região da Península Arábica, predominantemente ao longo do Golfo Pérsico. Os limites são com o Golfo de Omã (costa) e o Golfo Pérsico, e as fronteiras são com Omã e com a Arábia Saudita.

Mapa dos Emirados Árabes

Mapa Emirados Árabes

Localização dos Emirados Árabes Unidos no mundo (Imagem: Reprodução | Wikimedia Commons)

Os Emirados Árabes Unidos estão em uma posição geográfica privilegiada internacionalmente (Golfo Pérsico). Rico em recursos minerais, abundantes na região, o país está localizado nas proximidades de alguns dos países com maiores conflitos registrados, como Irã e Iraque.

Mapa Emirados Árabes

Os Emirados Árabes ficam no Oriente Médio (Foto: Freepik)

Bandeira 

Bandeira Emirados Árabes

A bandeira do país leva as cores Pan-Árabes: vermelho, preto, branco e verde (Foto: Freepik)

A bandeira nacional dos Emirados Árabes Unidos leva as cores chamadas de Pan-Árabes, que são o vermelho, preto, branco e verde. Há uma faixa vertical em vermelho na lateral esquerda, mais três faixas horizontais nas cores verde ao topo, branco ao centro e preto na parte inferior.

O que é um emirado?

Um Emirado é, basicamente, um território administrado por um grupo com poderes regionais. É chamado, muitas vezes, também de principado. No caso dos territórios que formam os Emirados Árabes Unidos, os emirados são territórios representados por famílias monárquicas tradicionais.

São sete os “emir” que formam o país. Um emir é um sujeito que detém honra em sua região, uma espécie de príncipe. Na tradição islâmica, um emir é um sujeito de grande honra e descendente de Maomé.

Política

Mesquita

Mesquita Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, fundador e primeiro presidente dos Emirados Árabes (Foto: Freepik)

A política dos Emirados Árabes Unidos tem como figuras um “emir” em cada Emirado, os quais constituem o Conselho Supremo. São os representantes das sete famílias monárquicas, e que detêm os poderes executivo e legislativo.

Há a figura do Presidente e do Primeiro-Ministro, o qual é escolhido pelo Presidente com apoio do Conselho Supremo.

Os EAU vêm passando por reformas políticas desde que Zayed bin Sultan Al Nahyan morreu, onde é realizada uma transição para uma monarquia parlamentarista, com as funções legislativas sendo gradualmente designadas ao Conselho Federal Nacional.

Hoje o sistema político dos Emirados Árabes Unidos é formado pelo Conselho Supremo, o Conselho de Ministros (Governo), o Conselho Federal Nacional (Parlamento) e a Corte Suprema Federal.

Quem ocupa atualmente o poder de Presidente dos Emirados Árabes Unidos é Khalifa bin Zayed al Nahyan, o qual substituiu seu pai em 2004, após mais de 30 anos de governo. Para homenagear o ex-presidente dos EAU, que unificou os sete emirados para formar o país Emirados Árabes, foi criada a Mesquita Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan.

Religião

A religião predominante nos Emirados Árabes Unidos é o Islamismo, que é a religião oficial do país. Apesar disso, há uma política de liberdade de culto e a liberdade religiosa nos EAU. Com isso, há a presença de outras matrizes religiosas e de pessoas sem religião, embora em menor quantidade.

Idioma

O idioma oficial dos EAU é o Árabe. Apesar disso, por conta da grande quantidade de estrangeiros, vários outros idiomas são falados no país.

Um idioma bastante utilizado é o inglês. É comum também a presença de dialetos árabes, que são linguagens mais adaptadas às comunidades tradicionais locais e regionais. 

Moeda

A moeda oficial dos EAU é o Dirrã dos Emirados Árabes Unidos. Estão disponíveis moedas de 1, 5, 10, 25, 50 fils, 1 dirham e ainda notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500, 1000 dirhams. O país conta com o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos para gerenciamento das finanças.

Economia

A economia dos Emirados Árabes Unidos provém, em sua maior totalidade, da atividade petroleira, sobretudo da exportação deste recurso mineral energético. Destaca-se também a produção de gás-natural.

O turismo é outra importante fonte de recursos financeiros, sobretudo em Dubai. No Porto de Dubai – Porto Rachid – está localizada a Zona Franca Jebel Ali, onde estão instaladas várias empresas multinacionais, por ser uma zona econômica livre.

Setores como agricultura e pecuária sofrem limitações nos Emirados Árabes Unidos, por conta das condições físicas regionais, como clima árido e quente, solos sem muitos nutrientes e escassez de recursos hídricos.

Apesar disso, o país conta com recursos financeiros para implantação de tecnologias para produção, como a dessalinização das águas, garantindo uma parte de seu consumo. Ainda assim, os EAU continuam sendo um dos países que mais importa alimentos no mundo.

Cultura e curiosidades dos Emirados Árabes

Nos Emirados Árabes Unidos é forte a presença cultural islâmica, persa e árabe, seja nas construções, na música, na gastronomia e no vestuário.

Por conta da grande presença de estrangeiros, os quais levaram sua cultura e costumes para a região, os aspectos culturais são diversificados e representam os povos que vivem nos Emirados Árabes Unidos.

Veja neste vídeo da Câmara Árabe TV sobre a cultura dos Emirados Árabes Unidos.

 Há muitas coisas interessantes para se conhecer sobre os Emirados Árabes Unidos, como:

  • Falcoaria: é uma prática tradicional dos EAU, e que acontece há pelo menos 2.000 anos. Os praticantes da falcoaria desenvolveram uma raça especial e técnicas de criação apropriadas a forma como executam a atividade. Basicamente, a falcoaria consiste em criar e treinar falcões e outras aves de rapina.
  • Imigrantes: os Emirados Árabes Unidos são um dos países do mundo com maior presença de imigrantes. Isso ocorre devido às oportunidades de emprego na região, as quais atraem grande contingente de pessoas de país vizinhos e região. Mais de 80% da população dos Emirados Árabes Unidos é derivada de outros países.
Pintura de henna na mão

A pintura Mehendi é uma tradição local (Foto: Freepik)

  • Pintura de Henna: A henna é uma prática comum dos EAU por séculos. A pintura é feita com uma tinta extraída de uma planta muito usada na região. A henna é comumente utilizada em pinturas nas mãos e pés, bem como para colorir os cabelos. A henna é, portanto, um dos aspectos da cultura do povo tradicional do local.
  • Al Ayala: é uma dança tradicional dos Emirados Árabes Unidos, também conhecida como “dança da vara”. Veja um vídeo desta dança.
  • Al Sadu: é uma forma de bordados tradicional, feita à mão e em formas geométricas. As cores tradicionais dos bordados são o preto, branco, marrom, bege e vermelho, e com estas são feitos tapetes, esteiras e almofadas.
Prédio Burj Khalifa

O Burj Khalifa é o maior prédio do mundo e fica em Dubai (Foto: Freepik)

  • Burj Khalifa Bin Zayid: é um grandioso arranha-céu localizado em Dubai. É considerado como o edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares. Este edifício foi construído no ano de 2004.
  • Porto Rachid: o porto de Dubai é o principal porto marítimo regional, atuando com cargas e também no setor turístico. Apesar de não ser o maior do Golfo Pérsico, é o que possui a maior capacidade, com 103 piers e 1.450 metros de doca.

Os Emirados Árabes Unidos são um país do Oriente Médio com muitas coisas interessantes para conhecer, desde sua história, cultura, economia, política.

Ele fica em uma região com uma cultura milenar, onde os costumes da população tradicionais perduram ao longo do tempo. 

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Os Emirados Árabes Unidos – EAU – são um país do Oriente Médio, localizado no continente asiático.
  • Os EAU são formados a partir de sete territórios.
  • Cada Emirado é representado por uma família monárquica, e todos são liderados por um Presidente e um Primeiro-Ministro.
  • A cultura dos EAU tem influência islâmica, persa e árabe, mas pela grande quantidade de imigrantes vivendo no país, há uma ampla diversidade cultural.
  • O país denominado de Emirados Árabes Unidos é muito rico, sendo o mais desenvolvido da região, e a maior parte dessa riqueza provém do petróleo.

Exercícios resolvidos

1- Os Emirados Árabes são formados por quais territórios?
R: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain.
2- Qual é a religião oficial dos Emirados Árabes?
R: Islamismo.
3- Qual é a moeda oficial dos Emirados Árabes?
R: Dirrã.
4- Qual é a capital dos Emirados Árabes?
R: Dubai.
5- Onde fica os Emirados Árabes?
R: No Oriente Médio, na Península Arábica.
Referências

» BRASIL. Governo Federal. Ministério das Relações Exteriores. Emirados Árabes Unidos. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/5103-emirados-arabes-unidos. Acesso em: 18 de junho de 2020.

» Brasil. Ministério das Relações Exteriores. Divisão de Inteligência Comercial. Como Exportar: Emirados Árabes Unidos. Brasília: MRE, 2013. Disponível em: https://investexportbrasil.dpr.gov.br/arquivos/Publicacoes/ComoExportar/CEXEmiradosA. Acesso em: 18 de junho de 2020.

» Brasil. Ministério das Relações Exteriores. Portal Consular. Emirados Árabes Unidos. Disponível em: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/emirados-arabes-unidos. Acesso em: 18 de junho de 2020.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).