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Enem: escolas do Ceará contam por que obtiveram melhor classificação

Publicado em 27 de agosto de 2015

 

Duas escolas do Ceará obtiveram os melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as unidades de grande porte da rede pública de ensino. As escolas Padre João Bosco de Lima, em Mauriti, e Deputado Cesário Barreto Lima, em Sobral, foram, respectivamente, as mais bem pontuadas entre as instituições públicas do último exame. Para essa classificação, foram considerados como critérios ter mais de 90 alunos, dos quais mais de 80% tenham cursado todo o ensino médio na escola, e nível socioeconômico baixo ou muito baixo.

Instituição com melhor resultado, a Escola Padre João Bosco de Lima, que recebe 432 alunos, é a maior e mais moderna de Mauriti, município (45,8 mil habitantes) a 516 quilômetros de Fortaleza. De acordo com o diretor da escola, Júlio César Matos, a qualidade não é apenas do conteúdo ministrado em sala de aula, mas da parceria entre professores, alunos e família.

Matos ressaltou que os professores também acompanham o estudante além da vida acadêmica, como também na vida social e familiar, e isso contribui para que os alunos permaneçam na escola, com baixo índice de evasão escolar. “A escola promove a formação continuada dos professores para que eles discutam problemas relacionados à aprendizagem dos alunos, como fazer para melhorar o desempenho de cada um”, explicou. “O Enem comprova se o aluno tem a aprendizagem adequada ou ainda precisa de melhoras.”

Enem: escolas do Ceará contam por que obtiveram melhor classificação

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil/ Arquivo

Para o exame, a escola investe na motivação dos estudantes, ao mostrar como o Enem pode ser a forma de entrada para a educação superior. “E também como uma forma de avaliação para o próprio aluno, para que ele saiba como está em cada área do conhecimento”, afirmou o diretor.

Segunda – A segunda instituição mais bem pontuada, a Escola Deputado Cesário Barreto Lima, em Sobral (199,7 mil habitantes), a 210 quilômetros de Fortaleza, também atribui o sucesso à participação da família, professores e outras instituições no desenvolvimento do aprendizado. Com 425 alunos do ensino médio, a escola tem um projeto de estudo de grupo, no qual os alunos que precisam melhorar as notas em determinada disciplina estudam juntos, com o acompanhamento dos professores.

Para a aluna Aldenora Alves Oliveira, 17 anos, os bons resultados têm relação com o trabalho em equipe de professores e alunos para ajudar os estudantes com maior dificuldade no aprendizado. “Cada turma é acompanhada por um professor. Ele conversa com os alunos que têm mais dificuldade”, disse. “Tem também o projeto de monitoria, em que os próprios alunos que se destacam em certas disciplinas ajudam os outros.”

Na preparação para o Enem, a instituição de ensino realiza avaliações bimestrais, nos moldes da prova nacional. “Montamos um provão, o mais semelhante possível ao Enem, com questões formuladas por nossos professores, usando os mesmo critérios do Enem e questões de provas antigas”, explicou o diretor da escola, Fábio Braga. “A partir dos resultados, fazemos uma avaliação interna do desenvolvimento dos alunos.”

Esforço

Para o coordenador de avaliação e acompanhamento da educação da Secretaria de Educação do Ceará, Rogers Mendes, os resultados obtidos pelas duas escolas representam o grande esforço das unidades de ensino para garantir as oportunidades de acesso ao conhecimento escolar e ao ensino. “O Ceará vem investindo fortemente no sucesso dos alunos no ensino médio”, salientou. “Os resultados do Enem 2014 devem-se ao compromisso de gestores e educadores de acreditar nos estudantes e apoiá-los em todos os seus desafios, sejam sociais, acadêmicos ou profissionais.”

Mendes também destacou a importância de se comparar escolas com características similares de oferta e público para que não haja o risco de os dados serem analisados de forma descontextualizada. “Mostrar boas médias, em comparação com escolas de todo o Brasil nas mesmas condições de funcionamento, torna evidentes os esforços da nossa rede, voltados para o fortalecimento da educação pública de qualidade”, concluiu.

*Do Portal do MEC