Para o exame, a escola investe na motivação dos estudantes, ao mostrar como o Enem pode ser a forma de entrada para a educação superior. “E também como uma forma de avaliação para o próprio aluno, para que ele saiba como está em cada área do conhecimento”, afirmou o diretor.
Segunda – A segunda instituição mais bem pontuada, a Escola Deputado Cesário Barreto Lima, em Sobral (199,7 mil habitantes), a 210 quilômetros de Fortaleza, também atribui o sucesso à participação da família, professores e outras instituições no desenvolvimento do aprendizado. Com 425 alunos do ensino médio, a escola tem um projeto de estudo de grupo, no qual os alunos que precisam melhorar as notas em determinada disciplina estudam juntos, com o acompanhamento dos professores.
Para a aluna Aldenora Alves Oliveira, 17 anos, os bons resultados têm relação com o trabalho em equipe de professores e alunos para ajudar os estudantes com maior dificuldade no aprendizado. “Cada turma é acompanhada por um professor. Ele conversa com os alunos que têm mais dificuldade”, disse. “Tem também o projeto de monitoria, em que os próprios alunos que se destacam em certas disciplinas ajudam os outros.”
Na preparação para o Enem, a instituição de ensino realiza avaliações bimestrais, nos moldes da prova nacional. “Montamos um provão, o mais semelhante possível ao Enem, com questões formuladas por nossos professores, usando os mesmo critérios do Enem e questões de provas antigas”, explicou o diretor da escola, Fábio Braga. “A partir dos resultados, fazemos uma avaliação interna do desenvolvimento dos alunos.”
Para o coordenador de avaliação e acompanhamento da educação da Secretaria de Educação do Ceará, Rogers Mendes, os resultados obtidos pelas duas escolas representam o grande esforço das unidades de ensino para garantir as oportunidades de acesso ao conhecimento escolar e ao ensino. “O Ceará vem investindo fortemente no sucesso dos alunos no ensino médio”, salientou. “Os resultados do Enem 2014 devem-se ao compromisso de gestores e educadores de acreditar nos estudantes e apoiá-los em todos os seus desafios, sejam sociais, acadêmicos ou profissionais.”
Mendes também destacou a importância de se comparar escolas com características similares de oferta e público para que não haja o risco de os dados serem analisados de forma descontextualizada. “Mostrar boas médias, em comparação com escolas de todo o Brasil nas mesmas condições de funcionamento, torna evidentes os esforços da nossa rede, voltados para o fortalecimento da educação pública de qualidade”, concluiu.
*Do Portal do MEC