, ,

Estude para o Enem: O período JK, o governo de 50 anos em 5

Saiba sobre os principais marcos desse período que ficou conhecido como "Anos Dourados". Veja como esse assunto pode cair na prova do Enem

O professor João Machado fala no canal ‘Zoom Poliedro’ sobre a História do Brasil no período do presidente Juscelino Kubitschek. O tema é recorrente nas provas do Enem e sempre há novas questões a serem abordadas. Fique atento (a) às dicas do docente.

Eleição

Juscelino Kubitschek foi eleito junto ao seu vice, João Goulart, com 36% dos votos válidos. O seu vice já tinha sido ministro do trabalho e ambos eram de partidos distintos. Os cabeças de chapa concorrentes eram: Juarez Távora, que levou 30% dos votos, e Ademar de Barros, com 26%.

Apoiado pelos militares, Juarez Távora tentou dar um golpe de estado e assumir a presidência, mesmo sem ter ganho. A ação foi barrada por um general que garantiu a posse de Juscelino Kubitschek e João Goulart.

Estude para o Enem: O período JK, o governo de 50 anos em 5

Foto: depositphotos

Slogan

A grande marca do governo JK era o seu slogan: 50 anos em 5. Na prática, o presidente queria que o Brasil crescesse 50 anos no período do seu mandato. Para isso, ele desenvolveu um Plano de Metas que incluía investimentos em vários setores, como: infraestrutura, transporte, telecomunicações, energia, educação e alimentação. Esses dois últimos foram os menos expressivos, pois o grande aporte financeiro foi distribuído mais entre as três primeiras áreas.

Desenvolvimento

JK conseguiu promover muito desenvolvimento para o Brasil. Ele contou com o apoio do Congresso Nacional, graças a sua experiência política, pois o mesmo já havia sido prefeito de Belo Horizonte e governador do estado de Minas Gerais.

Para conseguir arcar com os investimentos pesados da sua gestão, ele recebeu muitas verbas do exterior. Isso causou o endividamento do Brasil com bancos, investidores e com o FMI, o Fundo Monetário Internacional. Ou seja, as obras geraram muitos empregos e trouxeram desenvolvimento para o país, por outro lado, endividou o país de uma forma sem precedentes.

Brasília

A construção de Brasília também é um marco da gestão de JK e Goulart. A criação dela não fazia parte do Plano de Metas, mas de um projeto à parte. A ideia de construir a capital federal no centro-oeste era atrair atenção para essa região que era pouco habitada e recebia poucos investimentos. A intenção funcionou e, de cara, atraiu milhares de construtores e trabalhadores para os canteiros de obras da nova capital do país.

Fama

O presidente JK fez história no Brasil e ficou conhecido como um homem à frente do seu tempo. Ele foi muito celebrado à época e foi capa dos principais jornais e revistas do mundo inteiro.

Os anos da sua gestão ficaram conhecidos como anos dourados, por conta de uma série de bons acontecimentos que aconteceram, como o surgimento da Bossa Nova, a vitória do Brasil na copa de 1958, a liberdade política após o período de ditadura, o crescimento da economia e a chegada de muitas montadoras automobilísticas.

Assista ao vídeo da aula aqui: