Biologia

Energia eólica

A energia eólica é aquela que tem como matéria-prima a força dos ventos. É uma fonte de energia renovável e limpa, sendo uma excelente alternativa ao uso de combustíveis fósseis.

Desde a antiguidade, o ser humano já usava o vento à seu favor, como por exemplo, através de barcos que se moviam à vela com a força dos ventos. Contudo, foi nos anos 70 que esse tipo de energia ganhou maior visibilidade.

Devido a crise do petróleo, a Europa se sentiu ameaçada e com medo que esse recurso se esgotasse, isso fez com que ela procurasse novas fontes alternativas, como a eólica.

Além disso, devido às questões ambientais, alguns países começaram a explorar novas tecnologias e alternativas que não impactassem o meio ambiente. Não é somente a Europa que utiliza a energia eólica, são mais de 80 países que contam com a força dos ventos para gerar boa parte de eletricidade para a sociedade, como o Brasil.

Entre os anos de 2016 e 2017 houve um importante crescimento na geração de energia eólica no nosso país. Esse tipo de energia gerada no Brasil é suficiente para abastecer cerca de 15 milhões de residências, ou seja, houve uma aumento de 20% na geração de energia em todo país.

Como funciona a energia eólica?

A energia eólica ou dos ventos (cinética) é convertida em energia elétrica através de um equipamento chamado aerogerador ou turbina eólica, com o auxílio de hélices. Vários aerogeradores juntos são chamados de parque eólico.

Parque eólico

Essa energia é considerada limpa e renovável (Foto: depositphotos)

Atualmente, existem dois tipos de parques eólicos: onshore e offshore. Os parques onshore se localizam em terra ao longo da costa marítima e os offshore são instalados no meio dos mares.

Vantagens e desvantagens da energia eólica

Assim como toda tecnologia, a criação de parques eólicos possui vantagens e desvantagens. Confira cada uma delas a seguir!

Vantagens

Desvantagens

Apesar das desvantagens mencionadas, a energia eólica é uma das melhores opções de geração de energia elétrica [5], pois é uma energia limpa e renovável. Espera-se que nos próximos anos essa opção energética se difunda ainda mais.

Energia eólica no Brasil

O Brasil é um país com grande potencial eólico. As regiões com maior potencial são as da zona litorânea do Nordeste, Sul e Sudeste.

A região Nordeste foi uma das pioneiras na instalação de parques eólicos para aproveitamento na geração de energia elétrica, isso deve-se a excelente qualidade de radiação solar e ventos fortes, sendo a costa nordestina um local estratégico.

A geração de energia complementar tem despertado grande interesse econômico em empresas nacionais e estrangeiras, visto que o consumo de energia elétrica tem aumentado significativamente. No Brasil, a fonte de energia hidráulica [6] ainda é predominante, e a energia eólica representa apenas 0,03% da produção.

Principais parques eólicos no Brasil

Principais parques eólicos no mundo

Referências 

ESTANQUEIRO, Ana IL. “Modelação dinâmica de parques eólicos“. Lisboa: IST (Instituto Superior Técnico), 1997.