,

Entenda a dependência física e como identificá-la

A dependência física é quando uma substância provoca um desequilíbrio no corpo caso ela não esteja presente. Como por exemplo, quando o corpo dá sinais que precisa daquela determinada substância para poder cumprir algum papel. É o caso das pessoas que tomam remédio para dormir e quando não tomam sentem insônia. Esse é um sinal evidente de dependência física.

Outro caso é quando você fuma e tenta passar o dia inteiro sem pegar no cigarro. De repente, você fica impaciente e ansioso (a), isso também é um tipo de reação do organismo à ausência do tabaco.

Há ainda dependências muito graves como às drogas, nas quais o corpo emite sinais claros, como tremores e mudança de temperatura, quando a pessoa se mantém em abstinência.

Como perceber uma dependência física?

Entenda a dependência física e como identificá-la

Foto: depositphotos

O seu corpo possui uma dependência física mais severa quando você percebe que a sua tolerância a determinada substância aumenta cada dia mais. Ou seja, se antes você precisava de uma determinada dose de álcool para se sentir bem, agora você precisa de uma garrafa inteira.

Outro indício que as coisas estão saindo dos eixos e se transformando em uma dependência física é quando você se abstém ou tenta diminuir ou até parar de consumir o produto e seu corpo começa a ficar desconfortável e dá sinais de cansaço ou taquicardia.

Saiba como identificar um usuário de drogas

1. Uma pessoa que se envolve com drogas, geralmente começa a descumprir obrigações do dia a dia, como no trabalho e estudo;
2. A pessoa passa a ter novos “amigos” ao invés dos antigos;
3. Mudança alimentar muito brusca, como o aumento ou falta de apetite;
4. Ausência de atividades sociais, que antes eram comuns, como igrejas, esportes, reuniões entre amigos e vizinhos;
5. Comportamento diferente, como a pessoa passar a se chatear com mais frequência, ou a ser violenta ou muito inquieta;
6. A pessoa passa a mentir incontrolavelmente para poder omitir o vício;
7. O dependente químico quando está em casa costuma se isolar bastante no seu quarto;
8. O indivíduo dependente de drogas muda subitamente de programação e tem saídas repentinas;
9. Usuários de drogas injetáveis passam a usar camisas de mangas compridas, assim como óculos escuros para esconder os indícios da droga;
10. Geralmente, as pessoas que consomem drogas costumam trocar o dia pela noite;
11. Outra característica que pode levar você a identificar um usuário de drogas é que os mesmos mudam alguns gostos pessoais, como estilo musical, modo de se vestir, lugares que frequenta.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.