Entenda as circunstâncias de uso de ‘entre’ e ‘dentre’. Veja como diferenciar

"Entre" ou "Dentre"? As duas formas existem na língua portuguesa, mas cada uma delas deve ser empregada em determinado contexto

“Entre” ou “Dentre” ? Tais preposições causam muitos questionamentos entre os usuários da língua. Não raro, um ou outro desses termos é empregado de maneira equivocada.

As duas formas existem na língua portuguesa e podem ser usadas, no entanto, devemos saber que cada uma delas deve ser empregada em determinado contexto. Neste artigo, buscaremos explicitar as circunstâncias de uso de “Entre” ou “Dentre”.

Dentre

O termo “dentre” é formado por “de” + “entre”, tendo o significado de “do meio de”. O uso de “dentre” se restringe a palavras que regem a preposição “de”, como “sair”, “surgir”, “tirar”, “retirar” e outras.

Entenda as circunstâncias de uso de 'entre' e 'dentre'

Observe atentamente os exemplos a seguir:

-O presidente e vice-presidente do conselho foram escolhidos dentre os cinco representantes da sociedade civil.
-Dentre a multidão saiu uma criança.
-A fênix ressurgiu dentre as cinzas.

Entre

O termo “entre” é empregado nos demais casos, quando não há a presença da preposição “de”. “Entre” possui diversos sentidos, podendo ser sinônimo de “no intervalo de”, “no meio de”, “por meio de” e outros.

Confira os exemplos a seguir:

-Estou entre os ganhadores do prêmio.
-Entre todos os alunos, Flávia se mostra a mais interessada.
-O bolo foi dividido entre todos os convidados.
-Era bastante calado apenas entre as pessoas desconhecidas.
-O escritor foi uma das pontes entre mim e você.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.