Entenda como funciona a arma taser e por que é usada

Arma taser ou de eletrochoque, como o próprio nome já diz, é uma arma que utiliza impulsos elétricos para imobilizar pessoas. Ela é considerada não-letal, pois se aplicada de maneira correta não é capaz de causar morte por si só.

Apesar disso, alguns críticos desse tipo de armamento preferem chamá-la de arma semi-letal, pois em situações extremas pode causar a morte. Descubra algumas curiosidades sobre ela agora.

1. Qual é a origem da arma taser?

Esse tipo de equipamento foi inventado pela Nasa em 1969. Mas, a invenção só ganhou fama e notoriedade quando, em 1993, ela começou a ser fabricada em grande escala por uma empresa americana.

2. O que significa taser?

O nome desse tipo de dispositivo é uma homenagem do seu inventor Jack Cover a um personagem dos anos 20 chamado Thomas A. Swift, que utilizava uma espécie de rifle elétrico para caçar elefantes. Então, o criador juntou as primeiras letras do seu protagonista predileto às iniciais das palavras rifle elétrico e surgiu essa nomenclatura.

Entenda como funciona a arma taser e por que é usada

Foto: depositphotos

3. Por quem é usado esse tipo de arma?

Policiais e membros do exército fazem uso da taser. Ela é largamente utilizada no Brasil principalmente em eventos onde o uso da arma de fogo é considerado um exagero, como jogos de futebol, manifestações, carnaval e shows.

Veja também:  A discussão de gênero e orientação sexual em 11 livros infantis

4. Como funciona?

A arma emite um impulso elétrico com 50 mil volts a 35 quilômetros por hora. Essa descarga é emitida por meio de sondas contidas em um cartucho localizado na extremidade da pistola. A emissão é disparada graças ao nitrogênio.

5. A que distância ela pode atingir o alvo?

Até 10 metros de distância. Para que isso seja efetivo, oito pilhas AA mantêm o dispositivo em alerta para até 60 disparos.

6. A taser é segura?

Uma das tecnologias embutidas nela é que ela possui um sistema memorizador que é bastante eficiente no acúmulo de informações sobre a arma. Ou seja, em caso de incidentes não esclarecidos, a memória pode ajudar a revelar quantas vezes ela foi acionada.

7. A roupa pode impedir a eficiência da arma de eletrochoque?

Dependendo do quão grossa ela seja, a roupa pode sim, minimizar os efeitos da taser de eletrochoque. A arma já vem programada de fábrica para atravessar até cinco centímetros de tecido.

8. Como o corpo humano recebe a descarga?

Para que o alvo seja atingido pela descarga é necessário que as duas ondas elétricas atinjam o alvo. Depois que isso acontece, a descarga fica sendo transmitida por cinco segundos, que é um tempo seguro e necessário para que o corpo fique paralisado.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.