Espanhol

Entenda o aumentativo e diminutivo em espanhol

O uso do aumentativo e diminutivo em espanhol é um tema importante no processo de aprendizagem do idioma. Muitas vezes, o estudante não consegue deduzir o significado de determinado vocábulo quando este se apresenta flexionado.

Assim como ocorre na língua portuguesa, os aumentativos e diminutivos podem conferir ao texto um caráter afetivo, pejorativo, irônico, etc.

Neste artigo, alguns aumentativos e diminutivos comuns na Língua Espanhola.

Aumentativos em espanhol

Para a formação do aumentativo, quatro terminações (sufixos) podem ser acrescentadas aos substantivos, adjetivos e a alguns gerúndios e advérbios.

O aumentativo e o diminutivo em espanhol podem causar certa confusão

Essas duas formas podem expressar afeto ou ironia (Foto: depositphotos)

Os sufixos formadores dos aumentativos em língua espanhola são os seguintes:

Atenção! Existem algumas palavras que, apesar de possuírem a terminação –on, não são aumentativos. Exemplos: corazón (coração), melón (melão), ratón (rato). Outros aumentativos já estão dicionarizados, como no caso de “colchón” (colchão), por exemplo.

Veja também: O imperativo em espanhol [1]

Diminutivos em espanhol

Ao contrário dos aumentativos, os diminutivos nos dão a ideia de algo pequeno ou de afeto. Confira os sufixos formadores dos diminutivos em espanhol:

Há ainda os diminutivos familiares, que são as contrações especiais em alguns nomes próprios. Exemplos: Francisco – Francisquito, Paco, Paquito, Pancho, Quico; José – Pepe, Pepito, Joselito; Carmen – Carmencita, Carmelita; Pilar – Pilarcita, Pilarcilla.

Veja tambémConheça as onomatopeias em espanhol [2]

Importante! Alguns diminutivos já estão dicionarizados, como, por exemplo, gargantilla (gargantilha).