Entenda o que é o Preciosismo

O termo preciosismo é utilizado para referir-se ao emprego desnecessário de palavras de “baixa frequência”, ou seja, vocábulos desconhecidos da maioria das pessoas. Faz ainda referência à utilização de termos arcaicos ou em língua estrangeira.

Preciosismo também pode ser definido como um estilo literário cuja nomenclatura é originária da língua francesa: “préciosité”.

Histórico do preciosismo

O estilo surgiu das conversações e jogos de palavras utilizados pelas “lês précieuses”, que eram as mulheres que costumavam frequentar os salons da Marquesa de Rambouillet. Uma das figuras centrais, Madeleine de Scudéry, foi escritora de romances recheados de elegância feminina.

O preciosismo pode ser compreendido como o emprego desnecessário de palavras desconhecidas

O preciosismo é considerado um vício de linguagem (Foto: depositphotos)

Significados do termo preciosismo

O termo preciosismo é definido pelo Dicionário Aurélio como “uma exagerada delicadeza ou sutileza no falar e no escrever, especialmente a usada nos salões literários da França no século XVII”. O preciosismo também pode ser compreendido como o emprego desnecessário de palavras desconhecidas da maioria dos falantes, além do abuso da ordem inversa e, na expressão oral, o linguajar próprio do padrão formal da língua escrita.

Veja também: O que é Satíricon

No dia a dia, como em uma situação de bate papo, tais usos soam forçados e artificiais. Alguns exemplos são as flexões do mais-que-perfeito do indicativo, o emprego da mesóclise e o uso do pronome oblíquo.

Ao utilizar preciosismos em suas falas e/ou escritas, o emissor torna complicada a compreensão da mensagem para o ouvinte/leitor. O preciosismo é considerado um vício de linguagem, uma vez que tira a naturalidade dos discursos.

O que significa prólogo

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.