Entenda qual a diferença entre assistente e auxiliar

Certas profissões, por estarem tão ligadas umas às outras, apresentam dificuldade de interpretação por parte das pessoas.

É o que acontece com o assistente e o auxiliar.

Apesar das diferenças, essas duas profissões tem muitos pontos em comum, sobretudo no que diz respeito a área da administração, que é onde esses profissionais costumam atuar.

Entenda qual a função, salário e preparação de cada uma delas.

Auxiliar administrativo

Entenda qual a diferença entre assistente e auxiliar

Foto: depositphotos

Essa função é desempenhada por um profissional que tem de estar em contato direto com um profissional que ocupe um cargo de maior importância ou que exija mais conhecimento e responsabilidades.

A atuação dos auxiliares é bastante ativa, dotando o superior com informações relevantes, dados, serviços e opiniões. Para ser um auxiliar administrativo, não precisa seguir um nicho específico. Ele pode passear por vários departamentos de uma empresa ou organização.

Para ocupar essa vaga em uma empresa não é necessário que o profissional tenha no currículo algum curso superior, a menos que seja uma vaga que exija conhecimentos bem específicos.

Assistente administrativo

O tipo de profissional apto a ocupar o cargo de assistente administrativo dentro de uma empresa ou organização são designados para fazer trabalho de assistência a outros funcionários que ocupam uma posição mais elevada na escala hierárquica administrativa.

Na prática, um assistente administrativo é o responsável por analisar contas, fazer atas de reuniões, dar entrada em estoque, entre outras. Ele fica a cargo de funções menos relevantes, já que está ali só para dar um suporte ao superior.

Diferenças salariais

Pela descrição de cada uma das funções, já deu para sentir qual das duas é mais valorizada, financeiramente falando. Se ainda resta dúvidas, o profissional que ocupa a função de auxiliar administrativo tem o salário maior do que o de assistente.

A discrepância pode estar relacionada com a melhor preparação do auxiliar, dado pelos cursos preparatórios que o mercado oferece.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.