Era mesozoica

Quando a Era Mesozoica começou ainda não havia a configuração dos continentes terrestres como hoje é conhecida

A história da evolução do planeta Terra é dividida segundo momento histórico e acontecimentos de maior relevância. A história geológica da Terra guarda em si elementos importantes das transformações ocorridas na geografia física do planeta no decorrer do tempo, e que podem explicar muitos fenômenos e características do planeta em sua configuração atual.

Éons, Eras e Períodos

A história geológica da Terra é dividida em grandes grupos denominados como Éons Geológicos, os quais são espaços de tempo muito extensos. São reconhecidos quatro Éons na história geológica da Terra, sendo eles: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico.

Os quatro Éons

Hadeano

O primeiro dos Éons, o Hadeano, não subdividido formalmente em Eras, sendo que este teve início com o próprio processo de formação da Terra, o que se entende ter ocorrido há cerca de 4,5 bilhões de anos. Não existem rochas deste momento da história, justamente por conta do quão antigo ele é, são registrados apenas meteoritos e rochas lunares.

Durante a Era Mesozoica, as condições climáticas eram áridas, com presença de um vasto deserto arenoso

Foi nessa Era que houve o surgimentos dos dinossauros e também a sua extinção (Foto: depositphotos)

Arqueano

Já o Arqueano seria aquele no qual haveria a formação dos continentes, bem como o surgimento da vida na Terra, o qual é subdividido em quatro Eras: Neoarqueano, Mesoarqueano, Paleoarqueano e ainda o Eoarqueano.

Proterozoico

Outro dos Éons é o Proterozoico, onde teria ocorrido a existência do oxigênio livre, bem como a vida unicelular com maior complexidade, sendo ele dividido em três Eras, sendo elas: Neoproterozoico, Mesoproterozoico e Paleoproterozoico.

Dentre estas Eras, há ainda uma subdivisão denominada de Períodos. O Neoproterozoico é subdividido em três Períodos, sendo eles: Ediacarano, Criogeniano e Toniano. A Era Mesoproterozoico é subdividida em três Períodos também: Steniano, Ectasiano e Calymmiano. E a Era Paleoproterozoico é dividida em quatro Períodos, sendo eles: Statheriano, Orosiriano, Rhyaciano e Sideriano.

Fanerozoico

Dos Éons, o mais recente é o Fanerozoico, o qual é subdividido em três Eras: Cenozoico, Mesozoico e Paleozoico. O Paleozoico é subdividido nos seguintes Períodos: Permiano, Carbonífero, Devoniano, Siluriano, Ordoviciano e Cambriano. A Era Mesozoica é dividida em: Cretáceo, Jurássico e Triássico e ainda, a Era Cenozoico é subdividida em: Quaternário, Neogeno e Paleogeno. É no Fanerozoico que a vida expande no planeta Terra, surgindo toda biodiversidade existente. 

A Era Mesozoica

A Era Mesozoica é uma das três que compõem o Fanerozoico, e está compreendida entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos. Quando a Era Mesozoica começou ainda não havia a configuração dos continentes terrestres como hoje é conhecida.

Portanto, havia ainda um único continente, denominado de Pangeia, o qual se fragmentou posteriormente formando Laurásia (Norte) e Gondwana (Sul), subdividindo-se em momentos posteriores até formar os atuais continentes que compõem a Terra. Durante o Mesozoico houve intensos processos vulcânicos, formando as extensas coberturas basálticas que formam a superfície do planeta Terra, e que estão significativamente presentes na região Sul do Brasil e nos países ao seu entorno.

Condições climáticas

Durante a Era Mesozoica, as condições climáticas eram áridas, com presença de um vasto deserto arenoso, sendo que com a compactação e consolidação houve a formação de um solo poroso e permeável, o qual possibilitou a criação de espaços para armazenagem de água, como é o caso dos aquíferos existentes na Terra.

Saiba mais: Eras Geológicas

Era dos dinossauros

Neste período ocorreu também o surgimento dos dinossauros, bem como sua extinção. Haviam também pequenos mamíferos nesta Era, os quais não tinham o tamanho dos mamíferos comumente vistos hoje, mas tinham tamanhos parecidos com ratos. Surgiram ainda nesta Era as primeiras aves no planeta, bem como as primeiras plantas com flores. A Era Mesozoica é subdivida em três Períodos distintos, os quais são marcados por importantes eventos na história evolutiva da Terra, sendo eles: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

 O Período Triássico

Este é o primeiro Período da Era Mesozoica, tendo ocorrido entre 251 milhões de anos e terminou 199,6 milhões de anos atrás. É neste momento que são formados importantes aquíferos da Terra, como o Aquífero Guarani, na América do Sul. Isso ocorreu porque a região era constituída por um vasto deserto, cujos solos arenosos, quando compactados, formaram espaços de porosidade onde as águas ficaram armazenadas.

Neste momento, haviam na Terra répteis e os primeiros animais ovíparos, além do surgimento dos primeiros dinossauros. É neste momento que surgem também plantas como as coníferas. Há também o desaparecimento de algumas espécies, como as Lepidodendrons, Sigillarias e Cordaitales. 

O Período Jurássico

O segundo Período da Era Mesozoica é denominada de Jurássico, tendo ocorrido entre 199,6 milhões de anos e terminou 145,5 milhões de anos atrás. Foi neste momento que o continente único, denominado de Pangeia, começou a ser dividido em duas porções, Laurásia ao Norte e Gondwana ao Sul.

Neste momento surgiram os répteis marinhos e ainda os peixes. Os dinossauros foram os tipos de vida mais relevantes neste momento, desenvolvendo-se também os pássaros. As condições climáticas eram praticamente iguais em todo planeta, e as plantas que se desenvolveram foram principalmente bennettitales, caytoniales, ginkgoáceas e as coníferas. 

O Período Cretáceo

O último Período da Era Mesozoica foi o Cretáceo, o qual ocorreu entre 145,5 milhões de anos e terminou 65,5 milhões de anos atrás. Neste momento, os continentes começam a ter a configuração que possuem na atualidade. É neste momento que desaparecem várias espécies de animais e vegetais, sendo que ao final do Período ocorre também a extinção dos dinossauros.

O motivo para as extinções teria sido o impacto ocasionado por um imenso meteorito que teria caído sobre o planeta, na península de Yucatán, no México, hipótese ainda bastante questionada pela academia científica. Em relação à flora, há o surgimento de vários tipos de plantas com flores, as angiospermas. Começam a ocorrer as variações vegetativas no planeta, dando origem à variedade da biodiversidade que é vista atualmente.

Saiba mais: Cretáceo

A Era Mesozoica em resumo

Algumas características importantes definem a Era Mesozoica, sendo elas:

  • Formação de importantes ilhas, como as de Trinidade e Martim Vaz, bem como de Fernando de Noronha no Brasil.
  • Separação do continente único, Pangeia, em duas massas continentais denominadas de Laurásia (Norte) e Gondwana (Sul).
  • Desenvolvimento dos mamíferos, das aves e dos gigantescos répteis.
  • Continuidade do processo formativo das rochas que compõem o planeta.

Extinção dos dinossauros

Curiosidades

Para acessar a Tabela Cronoestratigráfica Internacional completa da Comissão Internacional de Estratigrafia, consulte o link: http://www.stratigraphy.org/ICSchart/ChronostratChart2017-02.pdf

Referências

» ADAS, Melhem. Geografia. 5 ed. São Paulo: Moderna, 2006.

» BRASIL. Serviço Geológico do Brasil. Breve História da Terra. Disponível em: < http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas—Rede-Ametista/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html>. Acesso em 04 ago. 2017.

Sobre o autor

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e Mestre em Geografia (Unioeste)