Curiosidades

Escrita árabe: a conhecida caligrafia islâmica

A escrita árabe, também conhecida como caligrafia islâmica, assumiu uma nova dimensão, passando a ser um tipo de arte entre os povos de religião muçulmana.

A caligrafia árabe é uma arte decorativa própria dos povos que utilizam o alfabeto árabe (principal conjunto de letras usado para representar a língua árabe) e faz parte desta cultura, tendo sido usada por séculos na preservação do Alcorão.

Os dois estilos originais da escrita árabe são o Cúfico (ou kufi) e o Nashk (ou Nasj, ou Nasji).

História

A escrita árabe é um abjad (também denominado consonantário, trata-se de um sistema de escrita em que as consoantes são representadas pelos símbolos, e cabe ao leitor interpretar e completar o símbolo escrito com a vogal pertinente) e foi oficializado em 786 por Khalil ibn Ahmad al Farahidi. A partir do século X, paulatinamente o Islã transformou a escrita em uma obra de arte visual. O surgimento do Islã foi transformador na história da caligrafia árabe.

Escrita árabe: a conhecida caligrafia islâmica

Imagem: Pixabay

O Alcorão também foi fundamental na história da escrita árabe, pois muitos religiosos eram encorajados a converter várias passagens do livro sagrado para a arte gráfica, o que ajudava a memorizá-lo melhor.

Desde a escrita cuneiforme, as letras eram separadas umas das outras, e os escribas árabes juntaram umas às outras, permitindo a leitura de toda a palavra ou frase de uma só vez.

Principais estilos de caligrafia árabe ou islâmica